Nova Ponte na Ilha do Fundão


Ilha do Fundão terá ponte estaiada para desafogar o trânsito da Zona Norte

http://www.institutodeengenharia.org.br/site/userfiles/ponte_1(1).jpg

Até o final de Abril desse ano, a Ilha do Fundão ganhará uma nova ponte para desafogar o trânsito da região. A construção compreende um pilone único em concreto armado ancorando 18 estais metálicos em plano central único, dispostos em formato leque-harpa. Mais uma obra prima da arquitetura carioca.

O arquiteto do projeto é o carioca Alexandre Chan. Chan é formado na UFRJ, famoso por ter sido o arquiteto responsável pelo Complexo Rio Sul (Zona Sul do Rio de Janeiro), a ponte JK (Brasília) e o Parque Tamanduateí-Ipiranga (São Paulo).

Chan declara que a intenção da arquitetura da ponte é buscar efeitos de reflexão do sol e da iluminação de realce e com formato descontínuo na busca de expressão.
"A ponte Sul aparecerá mais pelo conjunto formado por um único grande pilone e um único plano de estais, todos em cor branca. O formato geral de obelisco do pilone foi alterado na busca da comunicação dos esforços estruturais dos estais frontais e traseiros", explica.
Chan também conta que, na evolução do desenho, ele notou a semelhança com o movimento e esforços de um pássaro marinho ao emergir das águas.
"Essa imagem nos remeteu à foto do biguá, que, com esforços semelhantes, tentava sair das águas oleosas no desastre ocorrido na Baía da Guanabara", lembra Chan.
As obras começaram no ano passado e também contará com um mastro de pára-raios e sinalização de navegação aérea. A construtora responsável é a Queiroz Galvão S.A.

A ponte ajudará a melhorar o trânsito na Zona Norte ligando a Linha Vermelha, além de modernizar a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A ponte também faz parte do projeto do Plano de Revitalização do Canal do Fundão. A ponte já é considerada um monumento urbano.

A ponte também auxiliará a muitos estudantes da Universidade.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 07 de Fevereiro de 2011

3 comentários:

  1. por essa ponte tb vai passar o trancarioca ligando o galeao a barra

    ResponderExcluir
  2. não! rs a ponte estaiada da transcarioca é outra XD o vídeo para quem quiser ver http://www.youtube.com/watch?v=M9k-lm3YpTU

    ResponderExcluir
  3. isso tudo é o cumprimento do anti-cristo relatado pelo SENHOR DOS EXERCITOS DEUS DE ISRAEL Criador dos Céus e da Terra no LIVRO DA SAGRADA ESCRITURA DE DANIE 7 E 8 A INTERPRETAÇAO DOS REINOS QUE ESTÁ SE CUMPRINDO DOS EUA AOS BRASILEIROS PRINCIPALMENTE DESDE JÁ DISTORCENDO OS ESTUDIOLOGOS DA MALUQUEZ DESTE MUNDO O BIGUA MORREU COMO ASSIM TODOS NÓS MORREREMOS + OS SAL DA TERRA SOMOS NÓS E O REI DOS REIS O SENHOR JESUS CRISTO O MESSIAS QUE BREVE VEM COMO INUNDAÇAO REVELARÁ A VERDADE PARA OS QUE SAO LIVRES DA CORRUPÇAO, PRIVAÇAO, ESCRAVIDAO, MUNDO E IDOLATRAS TAL COMO ESTE Q INVENTOU ISTO COMO MONUMENTO E EM OCULTO MENSAGEM SATANICA AO CONTOLE DO MUNDO UFRJ DEUS É FIEL E JESUS CRISTO VEM ... MATEUS 24 TUDO OCORRE CADA VEZ + E DE PRESSA DEUS É FIEL !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.