FBI elogia a segurança do Rio de Janeiro


FBI e Polícia do Rio de Janeiro fecham acordo histórico

http://revolutionaryfrontlines.files.wordpress.com/2010/10/us-fbi-agents.jpg

O FBI (Federal Bureau of Investigation - Departamento de Investigação Federal dos Estados Unidos) confirmou apoio a Polícia Militar do Rio de Janeiro, disponibilizando todos os seus dados estatísticos compilados desde 1982 visando um melhor mapeamento de dados.

Entre as informações, há detalhes que mostram os locais em que os policias norte-americanos foram mortos, como eles foram feridos, que horas, em que circunstâncias. Essa é a primeira vez que o FBI e a Polícia de uma outra cidade fora dos EUA se juntam para trocar experiências.
- Neste treinamento nós estamos mostrando para a Polícia Militar nossos dados, nossa forma de agir, nossos erros e como fazemos para evitá-los. Ao mesmo tempo, estamos comparando os dados entre as instituições no Brasil e nos Estados Unidos, para ver como podemos trabalhar em conjunto. - Declarou o FBI.
Durante essa troca de experiências, o Adido do FBI elogiou a preparação do Rio de Janeiro para receber os eventos mundiais – Jogos Militares, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

- De forma geral, a segurança pública e o treinamento do policial brasileiro é muito bom, eles [Polícia Militar e Civil] estão trabalhando bem. Como em qualquer lugar do mundo, é preciso uma atuação perpétua, se não houver aprimoramento do policial, aí começam a aparecer os problemas, mas o Brasil não se enquadra nisso. O Brasil está se aprimorando, eu vejo um interesse em se preocupar com o melhor para assegurar o povo, a cidade e o país. - Disse David Brassanini
Segundo o FBI, a parceria entre o Escritório de Investigação Norte-Americano e a Polícia do Rio de Janeiro não é por acaso, já que ambos países “são as duas maiores influências do hemisfério ocidental”.


O último relatório de segurança do Rio de Janeiro confirmou que o Rio, atualmente, está mais seguro do que nos últimos 10 anos, diminuindo os casos desde de homicídios a assaltos. A pacificação de favelas também tem sido bem vistas no exterior e a população nos últimos meses tem se sentido mais seguro que há dois anos. Porém ainda há muito a investir, seja no suburbio ou no Centro.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 23 de Fevereiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.