Duque de Caxias ganhará nova obra de Oscar Niemeyer


Obra de Palácio da Cultura de Duque de Caxias terá projeto de Oscar Niemeyer

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/02/03/03_MHB_niemeyer1.jpg


O arquiteto Oscar Niemeyer emprestará seu traço a mais uma obra em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Depois do Centro Cultural que leva o seu nome, construído em 2004 na Praça do Pacificador e que abriga a Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola e o Teatro Raul Cortez, Niemeyer assinará o projeto do Palácio da Cultura, que terá espaços para a Universidade da Música e a Casa do Artesão.

A ideia do projeto foi discutida pelo arquiteto, o prefeito José Camilo Zito (PSDB) e o secretário de Cultura e Turismo, Gutemberg Cardoso, nesta quarta-feira, no escritório de Niemeyer na Avenida Atlântica, em Copacabana. Na próxima terça-feira, a equipe técnica responsável pelo projeto visitará duas áreas que poderão vir a abrigar o prédio. Uma das áreas é um antigo centro de convenções, onde funciona hoje a sede da Secretaria de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil e a Guarda Municipal. A outra opção é a área da Praça Elias Lazaroni, no bairro 25 de Agosto.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Duque de Caxias, o Palácio da Cultura terá seis andares, onde serão instalados um auditório para 150 pessoas, cyber café, salão de belas artes, ateliê e escola de pintura, escola municipal de música, biblioteca multimídia, estúdio de áudio e vídeo, escola de dança e espaço para exposições, oficinas e cursos.

O centro cultural funcionará ainda como sede da Companhia Municipal de Dança e de entidades culturais como Academia Duquecaxiense de Letras e Artes, Associação dos Artistas Plásticos, Federação Municipal de Capoeira, Federação de Reizado e a Associação dos Artesãos.

Texto: O GLOBO
Publicado nesse blog em 4 de Fevereiro de 2010

2 comentários:

  1. Q chique kra, fico muito feliz por Caxias estar investindo em cultura.

    ResponderExcluir
  2. Também fico. As Olimpíadas é um grande momento para a cidade do Rio. O "Arco Metropolinato" é um grande momento para a baixada da mesma forma que a "Avenida Brasil" inicialmente foi para a zona oeste. Basta aproveitar e saber investir.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.