Sérgio Cabral menospreza o Aeroporto do Rio de Janeiro


Sérgio Cabral humilha o Aeroporto Tom Jobim

http://newscomex.files.wordpress.com/2008/07/aeroporto_tom_jobim_1.jpg


Desde que Sérgio Cabral foi eleito pelo povo, ele "decidiu" não ser um governador, porém um "garoto propaganda" da CIDADE no exterior. Um tipo de embaixador do Rio de Janeiro na Europa. Mas nem isso - mais - ele tem feito direito e tem feito críticas sem saber o que fala e ainda menospreza os serviços do Rio de Janeiro.

Uma importante revista de negócios internacionais colocou o Aeroporto Internacional de Brasília simplesmente como o pior do mundo. A ANAC anunciou ainda nesse ano que aeroporto internacional Santa Genoveva, em Goiânia, seria o pior do país. Porém Sérgio Cabral - discípulo de Lula - decidiu abrir a boca para falar besteira. Cabral simplesmente humilhou o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) afirmando que o Tom Jobim é o pior do país e uma vergonha. O comentário do governador já fez o aeroporto carioca ser uma das maiores piadas do dia pela internet.

O Galeão é o maior sítio aeroportuário do Brasil e o segundo mais movimentado (lembrando que não é o único aeroporto da CIDADE). O Galeão conta também com um dos Terminais de Logística de Carga mais modernos da América do Sul. Além de ser um dos aeroportos que mais recebem turistas no mundo.

Sérgio Cabral chamou o Aeroporto do Galeão de "rodoviária de quinta categoria" e "uma vergonha para o Rio de Janeiro". Realmente ele (Cabral) tem feito muito bem o seu papel de mostrar o porquê os empresários devem investir no Rio de Janeiro, claro que isso foi apenas uma ironia. Essa não é a primeira vez que Sérgio Cabral humilha o Rio de Janeiro em reunião para grupos de empresários que buscam investir no Rio.

Ele afirmou que a Rodoviária do Rio de Janeiro é melhor que o Aeroporto do Galeão, por exatamente ser privada. Mas vale lembrar que até pouco tempo a Rodoviária do Rio era um lixo total que precisou exatamente de investimentos da Prefeitura para melhorar, podendo ser o que Cabral hoje chama de "melhor rodoviária da América do Sul".

O mais cômico dessa reunião foi o fato de Cabral ter afirmado que nunca foi "lulista", mas apenas parceiro de Lula.

Eduardo Paes também estava na mesma reunião promovida pela EXAME e exaltou os investimentos em segurança pública e afirmou que é a hora dos empresários aproveitarem as oportunidades nas áreas de infraestrutura, energia, tecnologia e turismo.

Até mesmo o diretor do Grupo Abril elogiou o Rio de Janeiro, falando que “Não apenas por causa da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, mas também - e talvez principalmente - por causa da exploração do pré-sal e de todas as possibilidades que isso traz, reforçando a vocação do Rio de Janeiro como capital mundial do conhecimento da tecnologia de exploração do petróleo.”




Sérgio Cabral também confirmou que não sabe o que fala quando declarou:
- O governo brasileiro não tem que gastar dinheiro investindo em infraestrutura aeroportuária. Em todos os lugares do mundo, os recursos vêm do setor privado.
Vale lembrar que os melhores aeroportos do mundo são públicos. Um dos maiores e mais famosos aeroportos do nosso planeta com certeza é o Aeroporto Internacional John F. Kennedy (em Nova York) que é público, administrado pelos estados de New Jersey e New York, e já foi tema de vários filmes. O mesmo acontece com o Aeroporto de Miami, também um dos mais visitados do planeta.

O Aeroporto Internacional de Pequim, o maior em extensão do mundo que esbanja modernidade, também é público.

O Aeroporto Internacional de Toronto, Vancouver, LaGuardia (Nova York), Chicago, Miami, Valência (Espanha), Madrid (Espanha), Milão (Itália), Hong Kong (China) também são outros exemplos. E claro que não poderíamos nos esquecer do Aeroporto de Frankfurt, um dos melhores e mais modernos do mundo, também público.

Segundo a revista Forbes, o melhor aeroporto do mundo também é público: Aeroporto de Singapura.

Então, de onde Cabral então tirou que TODOS os aeroportos do mundo são privados ou dependem da iniciativa privada?

O único aeroporto privatizado dos Estados Unidos recentemente voltou a ser estatal. Vimos logo que não valeu a pena sua privatização. Só valeria a pena para políticos preguiçosos que não querem investir e apenas querem passar a bola para outra pessoa.

Um exemplo seria o Aeroporto de Porto Seguro, que é privatizado, e considerado por muitos um lixo, um dos piores do mundo. A iniciativa privada não instalou nem se quer lanchonetes, cadeiras confortáveis para esperas e acoplagens de aeronaves. Sem contar o número de atrasos para um aeroporto bem menor que os demais.

Na realidade, a maioria das pessoas não sabe nem o que faz a Infraero, mas defendem Cabral. Há pessoas até que nunca entraram num aeroporto e criticam a Infraero e os Aeroportos. O próprio governador eu acredito que seja uma dessas pessoas que nem sabe o que faz a Infraero em suas especificidades.

Vale lembrar que não estou falando que os aeroportos públicos são superiores. O Aeroporto Heathrow é um exemplo de aeroporto público que é um dos piores do mundo.






Então Cabral está errado ao criticar o Aeroporto do Rio? Claro que não. O Aeroporto do Rio tem seus problemas, mas certamente não é uma "rodoviária de quinta categoria", ou seja, a Rodoviária de Brasília ou até mesmo a Rodoviária de Niterói. Um político deveria aprender a usar as palavras, se não daqui a pouco não vamos achar diferença em Sérgio Cabral e Tiririca. Na realidade todos os aeroportos do Brasil têm problemas, alguns até gravíssimos. Os aeroportos brasileiros precisam de mudanças, mas estamos procurando a solução no local errado.

Os funcionários do Galeão têm realmente seus motivos para reclamar, porque o Galeão está a desejar (e muito a desejar, isso é novidade para ninguém).

Mas o brasileiro é um povo que não gosta de aprender com a experiência internacional, eu considero isso até mesmo um masoquismo.

Qualquer pessoa intelectual (ou seja, descartando Sérgio Cabral) pode analisar que privatizar os aeroportos do Brasil não significa solução. O problema está exatamente na INFRAERO que precisa ser reformulada (mudada). Alguns por aí ainda falam de privatizar a Infraero, eu nunca ouvi algo tão idiota em toda a minha vida, quase tão idiota quanto comparar a privatização de um aeroporto com a privatização de uma rodoviária. O problema é a gestão da Infraero que deve receber investimentos e trabalhar como empresa pública - assim como o Banco do Brasil, a Caixa e a Petrobrás - e não como subordinada do Governo.

Se a Supervia - que é privatizada - tem tantos problemas e suas estações estão caindo aos pedaços, imagine o futuro dos aeroportos? Transformar o Galeão em Supervia e Barcas S/A é ignorância.

Ao contrário, podemos reparar que o Aeroporto do Galeão piorou exatamente quando começaram a terceirizar os serviços internos. Se você perguntar a qualquer pessoa que trabalha no Galeão o que realmente acha um problema, você verá que terá alguma relação com serviços terceirizados. Será que privatizar é a solução? Com certeza não.
Também se deveria construir novos aeroportos na cidade ou ampliar, resolvendo o problema de lotação. Ou expandir o transporte ferroviário entre os estados – aí sim privatizados e não estatais – para desafogar os aeroportos do centro-sul.

Logo concluímos que o que envergonha o Rio de Janeiro não é um aeroporto, mas o próprio governador, já que nunca vimos um governador que perde tanto tempo criticando um Aeroporto e não faz nada para resolver os problemas do Estado, incluindo trazer novas empresas do ramo de aviação para o Rio e levar um metrô integrado ao Aeroporto do Galeão, investindo na Ilha do Governador como portão de entrada de turistas. O pior que Cabral fala como se não tivesse responsabilidade nenhuma em relação ao problema.

Leia também o que David Neeleman fala sobre esse assunto.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 31 de Janeiro de 2011

6 comentários:

  1. po ae acho o governador ta certo, o galeao é o terceiro mundo. o brasil nao deve gastar com aeroporto basta privatizar. eu entendo a revolta dele, a infraero nao faz nada nem deixa os outros fazerem, tomara q a dilma ouça o cabral pq o lula era um pateta

    ResponderExcluir
  2. Realmente o Galeão deveria ser bem melhor e tem capacidade para isso, basta investimentos. Mas privatizar seria ainda pior. Vê-se a Supervia e o Metrô, só pioraram com a privatização.

    Vê-se o Aeroporto de Porto Seguro que é um péssimo exemplo. O que precisa mudar é a Infraero e não sair privatizando aeroportos, porque Lula e seu grupo realmente SÃO patetas. Por isso eu defendo uma nova Infraero, contemporânea.

    O pior do Galeão é a terceirização, logo a privatização será ainda pior.

    ResponderExcluir
  3. Você me perdoe... Mas sinceramente o Aeroporto Tom Jobim não é apenas ruim... ele é PÉSSIMO, digo e repito PÉSSIMO, você citou inúmeros aeroportos movimentados, mas agora olha a listinha dos melhores aeroportos do mundo e chegará a conclusão que a sua maioria se não forem todos SÃO PRIVADOS. Ou seja o fato do aeroporto ser movimentado ou ter aparecido em diversos filmes (Essa foi o fim ) não significa que o aeroporto é bom, e sim que o destino possuí um fluxo de turistas alto.

    Eu atualmente moro em Cingapura, país esse que possuí o melhor aeroporto do mundo e já estive em 6 dos aeroportos que se colocam dentre os 10 melhores, e é simplesmente vergonhoso sequer compara-los com o Galeão.

    Não me entenda errado, não sou nenhum capitalista que sai por ai defendendo a privatização de tudo e qualquer coisa, mas em termos de aeroportos, eu posso lhe afirmar que a privatização é um fator importantíssimo.

    Além do mais esquece-se você que a privatização não tira o direito brasileiro de controle aéreo, logo a privatizaçao do Galeão seria uma ótima forma de captar recursos e modernizar aquela rodoviaria disfarçada de aeroporto.

    Gosto muito do seu blog, leio ele com uma certa frequencia, mas tem horas que você deve deixar o seu parcialismo de lado ( ja que você é COMPLETAMENTE IMPARCIAL), e enxergar as coisas como elas realmente são.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivan, sua opinião foi bem recebida e é bem relevante. Mas eu realmente penso que a solução não está em "vamos privatizar e o problema será solucionado", como Cabral acredita.

    O próprio aeroporto de Singapura não é privado e é oficialmente o melhor do mundo, muitos aeroportos considerados excelentes pela Forbes são públicos: Hong Kong, Incheon, Pequim, Guangzhou, Schiphol e Zurique. Eu poderia também adicionar (na minha opinião) o de Munique e Frankfurt, ambos públicos.

    Todos diziam que a Supervia e o metrô melhorariam caso fossem privatizado. Todos podem ver o resultado totalmente diferente. Provavelmente com o aeroporto não seria diferente porque a solução está muito além do que "quem administra" e sim "como administra". Pelo menos é assim como eu vejo.

    Mas foi o que eu disse: Um aeroporto ser público ou privado não significa que é perfeito. Eu também não quero parecer capitalista ou socialista. Mas também não posso deixar de falar que os serviços oferecidos pela Infraero é o que você realmente disse: PÉSSIMO. Não apenas no Galeão, mas em todos os aeroportos brasileiros que eu já conheci.

    ResponderExcluir
  5. O governador Sérgio Cabral voltou a defender a privatização dos aeroportos do Rio na manhã desta terça-feira (28)

    ResponderExcluir
  6. Cabral defende a privatização desse aeroporto da mesma forma que defendeu - e conseguiu - a privatização dos trens da cidade, agora administrados pela supervia e que continuam o mesmo lixo, com estações caindo aos pedaços, problemas nos trilhos, seguranças mal educados, entre outras coisas. E Cabral ainda defende que os trens continuem sendo administrados pela MESMA empresa. Até a modernização dos trens foram feitas pelo Governo e não por essa empresa.

    EU acho incrível alguém ainda ouvir a opinião desse homem. Privatizar resolve nada, pensar em privatizar é querer lavar as mãos do problema sem resolvê-lo, reflexo de um governador inútil.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.