Menos favelas no Rio de Janeiro


IPP constata que área ocupada por favelas encolheu nos últimos dois anos

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/01/29/29_MHB_RIO_3001_reassentamento.jpg

A favelização por muitos anos cresceu no Rio de Janeiro graças a uma política estúpida do Governo que incentivava a favelização ao invés de repreender e criar condições de vida favoráveis a qualquer cidadão.

O Rio de Janeiro, hoje, vive uma situação diferente. A área ocupada por favelas, no último ano, na cidade está diminuindo, segundo o Instituto Pereira Passos. Segundo o prefeito Eduardo Paes, o fato é inédito e seria uma consequência direta da política de reassentamento de famílias que moram em áreas de risco.

Cerca de 6.800 famílias de 80 comunidades foram retiradas de áreas ameaçadas pela Prefeitura. Paes prometeu que, até 2012, essa política de reassentamento, associada a uma série de outras medidas, vai permitir a recuperação de 3,5% da área ocupada pelas favelas no Rio no início do seu mandato.

De acordo com o IPP, levantamentos semelhantes realizados anteriormente vinham registrando o aumento das áreas ocupadas de forma irregular. Os números apresentados pelos técnicos mostram que, entre 1999 e 2004, as favelas avançaram sobre uma área de 2,4 milhões de metros quadrados, num aumento de cerca de 1,2% ao ano. Já entre 2004 e 2008, o crescimento registrado foi de 1,3 milhão de metros quadrados, ou 0,71% ao ano.

Outra boa noticia seria o fato que desde 2009, não há registos do surgimento de novas favelas. Porém os números mostram que a diminuição da favelização ainda é baixa.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 30 de Janeiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.