José Dirceu na mira da WikiLeaks


WikiLeaks obtém documento sugerindo que José Dirceu esteve em esquema de corrupção do Caixa 2

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJtB1GHF47IPKIoneSIw0UctcK-20kNb7K4dJn94RisJQRg6Y4LvaXiFJ1JWkQb2aUFTOhrM3w1HMat9rsvLnFUZFUX_3HCwd5aPeYm2W1ztLd1x8F59nd-YwEnDl7ALAJa0uuB_Gnibw/s1600/jose-dirceu.jpg

O Blog do Rafael Oliveira (Rio de Janeiro) nunca comentou sobre o WikiLeaks, mas os leitores de noticias internacionais provavelmente já sabem o que é. O WikiLeaks é um grupo transnacional sem fins lucrativos que publica em seu site algumas fontes anônimas em formato de documentos, fotos ou qualquer outro tipo de informação considerada confidencial, seja do governo de algum país ou de alguma grande empresa.

Nos meus outros blogs e colunas já comentei alguns exemplos. Uma delas seria que Brasília estaria na lista de possíveis atentados terroristas. Outra seria que os Estados Unidos pediram para que o Brasil ajudasse o Afeganistão. Também há informações de um deputado brasileiro (Heráclito Fortes) que gostaria de produzir armas para ajudar os Estados Unidos. Também há informações sobre o fato dos EUA acharem 'débil' reação do Brasil em relação a Bolívia. Entre outros assuntos. Mas também apareceram coisas ainda mais negativas como o fato do Brasil estar na rota das drogas, mas também coisas positivas como o fato do Brasil ter negado a pressão dos EUA para aceitar a Alca e o fato do Brasil ter sido contra a ajudar a guerra do Afeganistão.

Dessa vez aparece o famoso político José Dirceu, atual presidente do PT, partido de Lula e Dilma, além de ser o maior partido em participação no Brasil. Ele também foi Ministro da Casa Civil durante a Era Lula, afastado por corrupção.

O WikiLeaks publicou um telegrama onde Dirceu conversa com um funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos (Bill Perry) sobre a criação de caixa dois no Brasil. Vale lembrar que Dirceu nega ter participado de tal esquema de corrupção, obviamente.

Dirceu também teria confirmado em outro telegrama divulgado pelo WikiLeaks o fato de ter usado o dinheiro do Caixa Dois em campanhas pessoais e incluiu TODOS os políticos como usuários da prática, durante um almoço com amigos e um diplomata do Consulado de São Paulo.





O nosso blog não poderia também se esquecer de lembrar aos leitores que foi por José Dirceu (entre outros) que Fernando Gabeira sequestrou o ex-embaixador dos Estados Unidos, usando o diplomata norte-americano como refém para que o governo brasileiro retirasse Dirceu (e os outros) da prisão. O embaixador foi agredido com uma coronhada na cabeça ao tentar escapar, mas saiu vivo, onde foi embora do Brasil e mesmo sendo fluente em português, espanhol, francês e alemão, desistiu da carreira internacional devido ao trauma. O embaixador morreu em 1983, por derrame cerebral.


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 20 de Janeiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.