quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ampliação do Sambodromo

Eduardo Paes apresenta projeto de ampliação do Sambódromo

http://odia.terra.com.br/portal/odianafolia/fotos/10/12/14_sambodromo575.jpg

O prefeito Eduardo Paes apresentou, nesta terça-feira, em frente ao Setor 2, o projeto de reforma e ampliação do Sambódromo, que retoma o traçado original desenhado por Oscar Niemeyer há quase 30 anos e prepara o espaço para abrigar competições dos Jogos Olímpicos, como provas de tiro com arco e a maratona.

A previsão é de que as intervenções comecem logo após o Carnaval de 2011 e sejam concluídas a tempo do Carnaval de 2012. As obras de complementação da Passarela do Samba estão incluídas no pacote legislativo para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, de autoria do poder executivo e sancionado pelo prefeito Eduardo Paes no fim do mês passado.

O pacote de leis permite, entre outras coisas, mudança de regras urbanísticas na área da antiga fábrica da Brahma na Cidade Nova, o que vai garantir a expansão do Sambódromo. A medida permitirá que a Ambev faça um melhor aproveitamento comercial da área e, em troca, ficará responsável pela construção de um novo conjunto de arquibancadas e camarotes na Marquês de Sapucaí, como está previsto no projeto das Olimpíadas. As obras de ampliação orçadas em R$ 30 milhões serão pagas pela Ambev, não havendo custos aos cofres públicos.

No local da antiga fábrica, no Setor 2, serão construídos um novo bloco com três módulos de arquibancadas, camarotes e frisas, incluindo áreas para a instalação de banheiros públicos, acessos para portadores de deficiências, postos médicos, sala de segurança, áreas de serviço e um espaço destinado para os jurados. Em troca, a cervejaria poderá construir três torres de até 11 andares, além de uma edificação com no máximo 80 metros de altura em parte do terreno. De acordo com o projeto, somente a chaminé da fábrica, desativada desde 1998, será mantida.

A demolição permitirá que a lotação da Passarela do Samba passe de 60 mil para 75 mil lugares, aumentando a capacidade de público não apenas para os desfiles, mas principalmente para os Jogos de 2016, já que o Sambódromo será palco da chegada e largada da Maratona Olímpica e da prova de Tiro com Arco.

Publicado em 15/12/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta o nosso site com o facebook e Google+