Madureira ganhará moderno parque público


Prefeitura investirá R$ 67 milhões para construção da terceira maior área verde de lazer do Rio em Madureira

http://odia.terra.com.br/portal/rio/fotos/10/11/04_jardim575.jpg


O Rio de Janeiro em breve ganhará mais um ponto turístico. Na realidade este será a terceira maior (em extensão) área verde do Rio de Janeiro - perderá apenas para o Aterro do Flamengo e a Quinta da Boa Vista - com uma área de 113 mil m². As obras começam após o Carnaval de 2011 (ano que vem).

Os investimentos serão de R$ 67 milhões e visa mudar a cara do subúrbio do Rio de Janeiro, animando a população da Zona Norte da capital fluminense. A previsão de inauguração é Setembro de 2012.

O nome do local será Parque Madureira, e uma das promessas internas será a Arena Carioca, um espaço para 500 pessoas onde haverá shows, espetáculos teatrais, cinema ao ar livre e quadras poliesportivas. Além de 24 quiosques ou coretos, pista de skate de 423 m², parque infantil de 899 m², anfiteatro de 2.112 m² e ciclovia.

Outra boa noticia para os moradores de Madureira é a promessa que o bairro ganhe cerca de 1.200 árvores e plantas que devem reduzir em até 5 graus a temperatura de Madureira, um dos bairros mais quentes da cidade. O projeto é da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Texto escrito e publicado por Blog do Rafael Oliveira, 04 de Novembro de 2010

6 comentários:

  1. Muito legal a iniciativa. Mas vê se vcs concordam comigo?
    O problema do Rio, em comparação a outras cidades, no q diz respeito a reformas e criação de parques, espaços de lazer e etc. Não é criar. Mas sim manter!
    Ex: Qndo fizeram o mergulhão da praça XV, em meados dos anos 90, foi surpreendente! escadas rolantes e etc... Fiquei de queixo caido! Já passaram lá recentemente? ...Mendigos, cheiro insuportável de fezes e mijo. As escadas rolantes foram depedradas e roubadas em partes... O Lugar está simplesmente abandonado!
    Isso tb se aplica ao Metrô do Estácio, q virou moradia de mendigos e etc... Aterro do Flamengo e etc. A Lagoa Rodrigues de Freitas, onde a 3 semanas atras, fui alugar uma bicicleta e fui alertado pelo o funcionário a não passar pelo trecho que corresponde a Univercidade, pois seria roubado, onde diariamente são roubadas várias bicicletas. Nesse mesmo dia, qndo fui devolver a bicicleta, ví um pai justificando o roubo da bicicleta q o filho estava usando p/ o funcionário! Semana passada, andando com minha mãe e minha filha, presenciamos um furto de bicicleta a uns 100 m da gente! Lembram do piscinão de Ramos? ...Passava por ali algumas vezes e era triste ver aquilo abandonado. Já entraram no Sambódromo, fora do período de desfiles? ...Cara. É deprimente!! O estado dos corredores dos camarotes das redondezas e etc. Deveriam implodir e fazer um a altura do carnaval carioca...Fora centenas de espaços e iniciativas legais, q deram votos e depois foram simplesmente abandonadas a falta de segurança e manutenção. Portanto o q me preocupa nesses projetos é simplesmente a falta de manutenção e cuidado, depois q a obra é inaugurada. Mas vamos torcer, né?

    ResponderExcluir
  2. Certamente. A verdade que tanto o governo atual como o prefeito anterior criaram incríveis projetos para a cidade do Rio de Janeiro, projetos que podem mudar o futuro da cidade. Mas pequenos detalhes ficaram de lado, percebendo-se problemas em bairros como Tijuca, Maracanã, Vila Isabel e até na zona sul, locais que desde sempre tiveram prestígio. O prefeito deve realmente criar obras que visam o futuro da cidade, mas também cuidar do que já temos.

    Infelizmente eu não posso comentar muito do Centro do Rio, pelo simples fato de eu raramente ir a tal local, mas obviamente o Centro do Rio de Janeiro é um potencial turístico não aproveitado pela Prefeitura, principalmente por ser um dos maiores centros comerciais do Brasil, e por ser um espaço totalmente moderno (Já que vemos São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba aproveitarem o centro comercial como espaço turístico). E também é um lugar de movimento populacional que deveria ter melhor infraestrutura para o pedestre. Mas falta a Prefeitura largar o abandono desse lugar e criar boas propostas de mudança. Mudar a Avenida Rio Branco é um grande projeto para isso, mas será que acabar com o trânsito dela é a solução?

    O Governo Estadual também deveria ter um policiamento mais inteligente. Uma polícia integrada à cidade e não apenas aos morros. Policiais que tem contato com a cidade e suas ruas e não apenas a bobas invasões a favelas. Deixa as invasões a favelas para o BOPE. O Governo Estadual também deveria dar um choque de ordem real na cidade, acabar com a poluição visual como é o exemplo citado por ti na Praça XV e Metrô da Estácio, entre outros.

    Resumindo: O nome disso é problema de prioridade.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Rafael.

    Tb sou apaixonado pelo centro do Rio. Ainda mais aquele pedaço q compreende a praça XV e adjacências q se fosse em outro estado, seria com certeza, por si só a grande atração turística do estado!!!
    Ali naquele pedaço, temos uma mistura do moderno, como o prédio da antiga bolsa do Rio, (...q diga-se de passagem é uma tristeza ter falido), com o histórico, como em nenhuma outra cidade do país. O abandono dessas áreas e a falta de visão das autoridades em não investir, preservar e divulgar, me deixam louco de raiva! Enquanto nossos vizinhos paulistas se gabam de ser o roteiro principal de turistas no país sem ter nem um centésimo do q temos como atração e ainda riem da degradação de nossa cidade, simplesmente não fazemos nada com esse baita potencial turístico! Até qndo vamos ter q aguentar as gozações e escárnio por parte deles, tendo esses tesouros turísticos abandonados?
    Eu amo o Centro do Rio! Coleciono fotos do Rio antigo, como a Rua do Ouvidor, Rua da Carioca e etc... Me faz pensar num Rio q tinha tudo p/ dar certo e ser com certeza Uma ¨Paris Tropical¨. Esse sentimento de amor ao Rio tem q renascer em todos! ...E principalmente no coração dos nossos governantes!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo, e lembrar que a Avenida Rio Branco, Rua do Ouvidor, entre outras, já foram ruas que simbolizavam o charme e modernidade do Brasil. O centro do Rio Antigo era um ponto turístico e hoje em dia um potêncial abandonado. Isso é de dar raiva.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho grandes críticas a esse projeto, realmente, os arquitetos que criaram o projeto conhecem madureira ? Basta você ir 1 dia lá, e para quem mora, é mais facil ainda de visualizar as reais necessidades. Seria maravilhoso um parque desse em madureira, na zona oeste? SIM, muito. Seria realmente um lugar muito frequentado, porque o povo tem formigas no traseiro e adoram saracutir por ai. Madureira precisa de verde, e vida noturna, mesmo surgindo casas noturnas, se você passar em madureira em um domingo, vai parecer mais com aquelas cidades de faroeste abandonadas. Madureira é bairro de comércio, e samba, praticamente. Eu digo que ele é dividido em 3 partes, e uma dessas, as dos moradores, as necessidades desses moradores, deveriam estar inclusos nesse projeto. Temos o exemplo da CUFA, que tem sede embaixo no Negrão de lima, e é maravilhoso, imagina um outro espaço desses nas proximidades do parque? Uma atenção para os jovens, um projeto social para os diversos moradores de rua, um olhar mais cuidadoso para as crianças abandonas lá que se tornam ladrões, fazendo arrastões e pequenos furtos? Crianças que não tiveram lar e nem educação, e uma coisa, que eu particulamente queria MUITO que tivesse aqui, seria um espaço criado para o desenvolvimento da conscientização da importância da preservação do meio ambiente, me doi dizer isso, mas o povo é muito ignorante. Precisamos de um espaço que ensina as pessoas, que forneça a ela valores, e modo de ter uma renda através desse lixo, para crianças e adultos. Madureira é um lugar maravilhoso, além de que tudo lá é baratinho rsrsrs.

    ResponderExcluir
  6. Agora passou dos limites. Há gente agora que confirma que a maconha não tem malefícios e sim apenas benefícios. É o cumulo em defender algo sem visar o bem da sociedade, vendo apenas o bem próprio. E quem afirmou que a violência aumentou foi a própria universidade local (afirmado pela VEJA) e não eu. O mal que a maconha faz ao organismo, ao cérebro e ao feto está mais que comprovado. Só fazer um estudo básico para poder afirmar que o brasileiro se arrependeria caso aprovasse um projeto desses.
    Sem contar a imagem que o Brasil teria, algo que ninguém afirma não ligar, mas depois chora ao falarem mal daqui.
    O pior foi comparar pessoas que causam mal a outros a grandes gênios da ciência. Da mesma forma as pessoas que usaram casos extremos, como na medicina, que poderia ser usado a maconha e afirmam que por isso deveria ser liberado a todos.
    Não adianta comparar as bebidas alcoólicas (que também gera problemas no país e até mesmo gastos financeiros) com drogas, é assuntos diferentes. Muito menos o cigarro.


    Se a liberação da maconha resolvesse os problemas da sociedade, claro que deveríamos defender a liberação, mas todos no fundo sabem que fará mal, mas vocês apenas se prendem na estúpida ilusão que os traficantes acabarão por mágica. Está na hora de acordamos para o mundo real, desconsiderando os outros problemas que viriam. Vocês acham que vivem em um país onde as leis e o governo desempenham perfeitamente seus papeis. Até porque não será só a maconha a ser liberada.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.