Jornais internacionais antecipam decepção com Dilma


Decepção com Dilma será inevitável, diz britânico 'The Guardian'

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:7a729j0XJw4AQM:http://tremazul.blog-se.com.br/blog/images/users/67/dilma_vania_zoiuda.jpg&t=1

O famoso jornal britânico "The Guardian" já antecipou o óbvio para o nosso grande país:

"Inevitavelmente, ela (Dilma) decepcionará. Após dois mandatos, Lula tem o status de uma entidade divina no país", afirma o editorial.
O Jornal lembra que Lula tirou 20 milhões de brasileiros da pobreza extrema, elevou 30 milhões à classe média, reduziu o desemprego, entre outros pontos.
"Uma Mudança que os brasileiros puderam sentir" - Diz a reportagem

Porém o Jornal também não avalia Dilma com os mesmos bons olhos. Segundo o The Guardian, Dilma assumirá o cargo "em circunstâncias diferentes e com habilidades diferentes" do atual presidente.

Ela não terá dificuldade de se adaptar ao cargo, segundo o jornal, mas suas políticas apresentarão dificuldades.

"A bajulação e a sedução não são seu melhor papel, apesar de chegar ao poder com maiorias", continua o texto.
O Jornal também destaca o boom econômico que o Brasil viveu nos últimos anos, mas também lembra alguns problemas difíceis nos próximos anos como salários, aposentadorias, sistema tributário e dívida pública, "os quais Lula mostrou pouco desejo de reformar".

O períodico assume que o trabalho de Dilma foi facilitado por Lula, mas a "Lua de Mel" não será tão fácil, com isso o Jornal coloca em jogo a capacidade de Dilma para fazer o Brasil continuar a crescer.


Outro jornal britânico que também opinou foi o "Financial Times" que declara que os próximos quatro anos "serão mais difíceis" para Dilma do que foi para Lula. O Jornal também lembra que Dilma e Lula são pessoas totalmente diferentes (Apesar que eu já disse aqui que os brasileiros não acreditam nessa ideia óbvia). A reportagem continua comentando que o carisma de Lula é muito diferente de Dilma e Dilma poderá ter dificuldades para manter coesa sua coalizão e para que o país não entre em crise política, Lula deverá "mexer seus pazinhos nos bastidores".

O períodico britânico também comenta que Dilma terá mais dificuldades do que Lula em sua política externa, principalmente relacionado ao Irã. E termina dizendo que o Brasil com Dilma "pode se tornar mais turbulento e menos popular".

Texto escrito e publicado por Rafael Oliveira, 02 de Novembro de 2010
Foto: Dilma

4 comentários:

  1. O pior erro estratégico que alguém pode cometer é subestimar o adversário. Exatamente o que aquele jornal Inglês e esse blog estão fazendo. Lembram do Lula? Os profetas do apocalipse também vomitaram muitas bobagens sobre ele e, no entanto, deu no que deu: 80% de aprovação. Quando a gente não sabe o que fazer com a língua, a gente...

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Falaram o mesmo sobre o Lula. Não q o governo Lula tenha sido uma maravilha, mas nem de longe foi essa catástrofe toda q anunciaram.
    E tem uma coisa a mais. Sei q antes de ser Carioca, somos todos brasileiros. Mas tenho idade o suficiente p/ ter visto anos e anos de governos q simplesmente ignoraram o Rio e privilegiaram nosso vizinho ¨bandeirante¨. Entre Serra e Dilma, tive q acionar meu bairrismo e optar pelo o q ao meu ver, seria o melhor p/ o Rio, prefiro acreditar numa ¨parceria¨ mais afinada entre governo federal e o Rio do q o contrário. Lembram como o ¨carioca¨ FHC e o PSDB, ferraram o Rio? Durante a campanha, só vi o Serra falar de SP. De como ele modernizaria o Porto de Santos ou de como ele gostaria de erradicar a violência em Sp e etc...? Chega, né? Agora é cobrar p/ q a Dilma tb cumpra as promessas de envio de recursos q foram prometidos ainda no governo Lula. Vamos ver...

    ResponderExcluir
  3. Segundo o Jornal O Dia, Cabral, Pezão, Paes e Dilma vão se reunir, ainda em Novembro, para acertar R$ 20 Bilhões em investimentos no Rio. Metade a fundo perdido e metade em empréstimos. A reeleição, quase unânime de Cabral e a votação de quase 70% para Dilma, no Rio, somado ao fato do Rio ser o único dos três estados mais ricos do país a não fazer oposição a Dilma são os trunfos do Rio de Janeiro junto ao novo Governo.

    Deus é Pai! Chega de ficar sempre contra a maré.

    ResponderExcluir
  4. é... virou moda arrastões na Baixada graças a essa cambada de merdas do PT e do PMDB, vamos roubar tbm já q a maré é de assaltos!
    o q ñ vemos é q a dívida pública é mais nociva q a externa, e essa já representa 30% do PIB graças aos investimentos em reformas de praças da capital, PAN, Olimpíadas, Copa do Mundo...
    e a saúde? UPA funciona?
    e a educação? agora é a penúltima do país né... no governo PSDB era a 6°
    bom, pelo menos agora tem ar-condicionado e os alunos tem internet gratuita em seus notebooks q o próprio governador deu, mas e o saneamento q metade do Estado ñ tem?
    vlw gente, amo os fluminenses pq se contentam com praças nova...
    VIVA CABRAL, VIVA DILMA, VIVA LULA!!!
    mais 4 anos investindo em prioridades! dá-lhe BRASIL!

    Lúcio

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.