Previsão do Tempo mais moderno para o Rio


Rio terá um dos centros de previsão de chuva mais modernos do mundo

Ate o final desse ano (2010) o Rio de Janeiro será uma das cidades mais modernas do mundo na prevenção de chuvas e catástrofes ligadas ao clima, segundo o prefeito Eduardo Paes. Para isso, a prefeitura construirá um Centro de Operações para evitar novas tragédias, como aquela que aconteceu em Abril desse ano.

O prefeito quer que o projeto seja uma surpresa a população, por isso não comentou muito sobre o assunto, incluindo o local do novo centro, mas mesmo assim já garantiu que a cidade estará preparada para o próximo verão.

Vale lembrar que o projeto será bancado 100% pela prefeitura do Rio de Janeiro e não terá qualquer apoio do Governo Federal. Inclusive, devemos frisar que a responsabilidade desse tipo de investimento deveria ser do Governo Federal, principalmente em São Paulo e em Santa Catarina, da mesma forma que vamos lembrar que o Governo Federal investiu mais nas catástrofes do Haiti e Chile do que no apoio aos desabrigados (e reconstrução urbana) da chuva de Abril ou na catástrofe de Angra.

O sistema utilizará dados do Governo dos Estados Unidos e será referência mundial. Mesmo assim a cidade deverá investir para diminuir os problemas das residências localizadas nas encostas em todo o Estado, investindo também no alargamento das galerias pluviais no Centro e Zona Norte da Capital.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 10 de Outubro de 2010
Foto: Praia de Copacabana em uma manhã nublada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.