Petrobrás ataca FHC e Serra


Presidente da Petrobrás diz que FHC queria desmontar a Petrobras

http://brasilarqui.files.wordpress.com/2010/05/petrobras_sede1.jpg

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, decidiu entrar na campanha eleitoral e divulgou nota hoje acusando o governo Fernando Henrique Cardoso de preparar a Petrobras para privatização. A nota foi divulgada em resposta ao ex-diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), David Zylbersztajn, que contestou declarações sobre o tema feitas pela candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, no debate na TV do último domingo.
"Para o governo FHC, a Petrobras morreria por inanição. Os planos do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso eram para desmontar a Petrobras e vendê-la", afirmou Gabrielli, no texto. Ele cita como exemplo a "exacerbação" do conceito de unidades de negócio, no qual as unidades operacionais da companhia ficaram mais autônomas durante o governo anterior.

"A gestão posterior a 2003 modificou essa tendência, fortalecendo a engenharia da empresa e seu sistema de pesquisa e desenvolvimento, além de estimular a criação de redes temáticas, que articulam centenas de pesquisadores de dezenas de universidades e instituições de pesquisa no país", diz o texto, no qual Gabrielli acusa ainda Zylbersztajn de defender a privatização do pré-sal, sob o argumento de que defende o contrato de concessão vigente no País, ao invés da mudança para partilha como quer o governo.

"Defender o regime de concessões para o pré-sal é defender que a maior parte dos ganhos da atividade sejam apropriados pelo setor privado e nesse sentido é defender, sim, a privatização do pré-sal", concluiu.

Texto extraído do site do site da Revista EXAME
Postado por Thiago Freitas, Blog do Rafael Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.