Nova Carteira de identidade começará no Rio de Janeiro


Rio será primeiro estado a receber o projeto da nova carteira de identidade nacional

http://media.jb.com.br/fotos/2010/10/22/627x390crop/22rg_mat_1.jpg

O Brasil ganhará uma nova versão da Identidade Civil (Já comentada anteriormente nesse Blog), recebendo o nome de Registro de Identidade Civil (RIC). E o Rio de Janeiro foi um dos escolhidos para receber o projeto piloto da nova "carteira de identidade nacional".

Apesar do documento não substituir os demais documentos como CPF, Título de Eleitor e Passaporte, este terá o mesmo registro em todos os institutos de identificação estaduais do país.

Os novos cartões começam a ser feitos a partir de Dezembro, pela Casa da Moeda. E a base de dados novo processo será a que é utilizada atualmente pelo Detran/RJ. O órgão já colhe informações biométricas e usa o mesmo sistema de identificação eletrônica da Polícia Federal, que já tem cerca de oito milhões de pessoas cadastradas.

O diretor do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal diz porque o Rio de Janeiro receberá esse projeto antes de estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e até mesmo São Paulo:

"O Rio de Janeiro tem um dos melhores parques tecnológicos do Brasil e todas as condições de atender às demandas do projeto de forma eficiente e e acelerada", pondera Marcos Elias de Araújo.

A nova carteira terá o modelo de um cartão de crédito, com um chip contendo diversos dados sobre o cidadão (Como Altura, Impressão Digital, prontuário eletrônico, entre outros).

A Bahia e o Distrito Federal também foram escolhidos para implantar o projeto piloto.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 22 de Outubro de 2010

3 comentários:

  1. Siceramente...Não achei legal ter a tradução em inglês ao lado...NADA A VER !!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente não tem nada a ver, até porque se você perder o documento no exterior ou aeroporto, o principal (Título do Documento) não está traduzido, mas também não é dificil de entender o documento, mas de qualquer forma eu gostei do documento, será mais prático e moderno que a atual, o problema foi que eu acabei de renovar a minha e trocar esses documentos são muito demorados.

    ResponderExcluir
  3. Ele me parece 6 por 1/2 dúzia, é seu único revés
    se valesse como agregador de documentos simplificaria a vida de todos
    ainda mais agora q o título de eleitor se tornou tão supérfluo né?

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.