Feriado de "Dia das Crianças"


Veja o que abre e fecha no Rio de Janeiro durante o Feriadão de Dia das Crianças

http://www.subways.net/brasil/barra3.jpg

Esse é um feriado que muitos brasileiros estavam esperando, principalmente os estudantes. Além de não haver aula nessa segunda e terça-feira, não haverá aula na sexta-feira. Algumas escolas brasileiras aproveitaram até mesmo para "enforcar" logo a semana inteira.

Porém, a cidade do Rio funcionará normalmente no feriado do Dia dos Professores, exceto para escolas. Mas já para esse feriadão, algumas coisas mudam, veja abaixo a lista que o nosso Blog sempre prepara para seus leitores e visitantes.
A CEDAE informa que na segunda-feira o expediente será normal, enquanto na terça-feira será apenas por telefone em atendimentos emergenciais. O número é 0800 2821 195.

Não haverá expediente nos bancos de todo o Estado durante o final de semana e na terça-feira. Já o funcionamento será normal na segunda-feira. Lembrando que as contas com vencimento no dia 9 de Outubro poderão ser pagas no dia seguinte sem incidência de juros ou multa.

As barcas terá o seguinte sistema:
Sábado e domingo: tabela normal para os finais de semana. Intervalos de 30 minutos para Niterói.
Segunda-feira: intervalos da saída das barcas para Niterói variam entre 20 e 30 minutos.
Terça-feira as barcas para Niterói sairão a cada 30 minutos. Para Paquetá o horário de saída é normal.

Os Correios em todo Estado não abrirão na segunda-feira. Na terça, a única agência que abrirá será a agência do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).

O comércio funcionará normalmente na segunda-feira. Já na Terça-feira, apenas algumas poucas lojas abrirão. Todos os Shoppings deverão abrir das 15h às 21h, e as praças de alimentação, das 12h às 22h.

Delegacias em todo o Estado funcionarão normalmente.

Light (Serviço de Luz):
Segunda-feira:
as agências da Light funcionam normalmente.
Terça-feira: as agências da Light não abrem. Para atendimentos comerciais e emergências, o numero do Disque-Light é 0800-282-020. O serviço fica disponível 24h, podendo ser feito também pelo site www.light.com.br

A coleta de lixo será normal nesse feriadão, incluindo a Terça-feira.

Já o Metrô funcionará da seguinte forma:
Segunda-feira:
as linhas 1 e 2 funcionam normalmente das 5h à 0h.
Terça-feira: a transferência de uma linha para outra funciona apenas na estação Estácio. O horário de funcionamento vai das 7h às 23h.

Já os Trens da Supervia:
Sábado, domingo e segunda-feira: horários normais.
Terça-feira: os trens funcionam com horários de feriado, com os trens dos ramais Santa Cruz e Japeri fazendo serviço de parador, atendendo também os passageiros do ramal Deodoro. Os horários de intervalo no ramal de Santa Cruz e Japeri serão de 30 minutos, no ramal Belford Roxo de 60 e no ramal Saracuma de 45 minutos.

O governo do Estado decretou ponto facultativo na segunda-feira (11). As repartições municipais, estaduais e federais vão permanecer fechadas. Funcionam os serviços essenciais de segurança, saúde e abastecimento.

Os postos de saúde funcionam normalmente no Sábado (8h às 13h), já na Segunda-feira as unidades ficam a disposição da população apenas até as 13h. Já na Terça-feira, todos os hospitais municipais e estaduais funcionarão em esquema de plantão, mas sem consultas ambulatoriais.

O Blog do Rafael Oliveira deseja a todos um bom feriado.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 10 de Outubro de 2010
Foto: Barra Shopping, zona oeste do Rio de Janeiro

5 comentários:

  1. Rafael, não entendi! Porque vc disse que o feriado é do dia das crianças, se eu tenho certeza de que vc, sendo bem informado que é, sabe que é em homenagem a NOSSA SENHORA APARECIDA....Sabe o que parece? Um evangélico que se recusa a reconher qualquer manifestação em homenagem a algum santo e fica criando coisas irreais.
    O DIA 12 DE OUTUBRO PASSOU A SER FERIADO A PARTIR DA VISITA DO PAPA JOÃO PAULO II AO BRASIL, EM 1980.
    NÃO TEM NADA A VER COM O DIA DAS CRIANÇAS. ISSO É FORÇAÇÃO DE BARRA. A MIM CHEIRA A PRECONCEITO......EM TEMPO, NÃO SOU CATÓLICO, ANTES QUE PENSE!....SOU ESPIRITA ( o que chamam errôneamente de "Kardecismo")

    ResponderExcluir
  2. Aliás, Rafael, vc sabia que hj também é aniversário do monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro? Faz 79 anos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiz, bem, eu realmente sou protestante e realmente sei que o feriado é de Nossa Senhora Aparecida. Não há duvidas que oficialmente seja o feriado católico, mas de qualquer forma também foi popularizado como a "Semana da Criança", que mesmo assim não justifica o fato, mas eu tentei generalizar a noticia, onde também é um dia (durante um feriadão) que os pais tentam aproveitar os dias sem aula para sair com os filhos.

    Mas vale lembrar que eu não tenho preconceito com a Igreja Católica, até porque eu cresci estudando em escolas católicas super tradicionais (e reconhecidas), e tenho muito orgulho disso, e digo a todos que são exemplos de escolas, não por serem Católicas, mas pelos métodos utilizados por tais escolas, que visam a formação completa do cidadão, e que eu vejo que deveria ser a proposta escolar de todas as escolas privadas ou públicas.





    Eu achei mais do que interessante você lembrar que é o aniversário do monumento do Cristo Redentor. Até porque eu nem me lembrei dessa data tão importante para o nosso povo, que inclusive é mais que obrigação de ser lembrada por todos nós e será certamente lembrada pelo Blog.

    ResponderExcluir
  4. Rafael, obrigado por responder e de forma tão educada. Desculpe se fui meio grosseiro, só percebi isso depois que postei. Infelizmente, o seu blog não oferece a opção editar comentários.
    Gostei da forma como falou do catolicismo. Eu tb fui criado como católico, mas me tornei cristão espírita aos 17 anos. O importante é sermos todos seguidores das palavras de amor de nosso mestre Jesus, embora a maioria do tempo a gente perca a paciência com nossos semelhantes, né mesmo? Mas isso faz parte do aprendizado. O que não devemos perder é a oportunidade de pedir perdão quando percebemos isso.......Um forte abraço. OBS: Leio o seu blog todos os dias, mesmo que não comente!

    ResponderExcluir
  5. Oi Luiz, não se preocupe, você não foi grosseiro e nem mal educado, você apenas deu sua opinião e seu ponto de vista, algo que aprecio de todos: A liberdade de opinião. Até porque agradeço o elogio ao dizer que eu sou bem informado, e você tem o total direito de ser a favor a tal subjeção. Além que agradeço também por sua opinião, pois nós crescemos e aprendemos com outras opiniões.

    Realmente é lamentável o sistema de "Postar Comentários" da Blogger (Google), mas estamos tentando adaptar o Blog para o melhor possível.

    Muito obrigado por sempre visitar o Blog e espero que possa voltar muitas vezes. Abraços e Boa Semana.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.