PROGRAMA REAL DE FIM DA FAVELIZAÇÃO DO RIO DE JANEIRO


Favela da Zona Norte será demolida e vai virar condomínio

http://odia.terra.com.br/portal/rio/fotos/10/08/29_favela_maquete_575(1).jpg

Uma favela inteira na Zona Norte do Rio de Janeiro — o Parque Nova Cidade Acari — vai ser demolida. No lugar será construído um conjunto habitacional para 1.500 famílias.

Os moradores vivem atualmente em situação precária - 2° pior IDH do Rio de Janeiro - e serão remanejados para uma área com melhor qualidade de vida.

Outras duas favelas vizinhas — Pedreira e Nova Jerusalém —, em Costa Barros, também vão receber as melhorias do programa Morar Carioca, da Secretaria Municipal de Habitação.

Os custos serão de R$ 147 milhões - menor que somados gastos para manter uma favela pacificada e urbanizada por curto prazo - e será lançado nesta segunda-feira no Diário Oficial do Município. A previsão é dar início às obras em até 90 dias, beneficiando 20 mil moradores de 5.100 domicílios. As intervenções nos morros vão se estender pelos próximos três anos.

Haverá investimentos em urbanização e implantação de infraestrutura, ampliação de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e sistemas de drenagem, além da abertura de novas vias e pavimentação, criação de praças e áreas de lazer, iluminação pública e coleta de lixo.

A região também ganhará 3 creches com capacidade para 410 crianças, escola para estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental e um centro de inclusão digital projetado por Oscar Niemeyer, além de parques e uma clínica da família.

De acordo com o secretário Pierre Batista, o programa Morar Carioca vai investir R$ 2 bilhões na urbanização das favelas nos próximos dois anos. A meta é alcançar todas as comunidades do Rio de Janeiro até 2020.

Vale lembrar que o projeto é da Prefeitura do Rio de Janeiro e não de Sérgio Cabral.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 01 de Setembro de 2010

Um comentário:

  1. Meu Deus, se isso acontecer, vai ser um sonho!!! um Rio sem favelas é tudo o q sempre sonhei por minha vida toda! Tomara q políticos demagogos e hipócritas, não atrapalhem esse projeto.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.