Obra de Oscar Niemeyer no Jardim Botânico


Oscar Niemeyer desenhará Centro de Exposições do Jardim Botânico

http://oglobo.globo.com/fotos/2010/09/03/03_MVG_cult_niemeyer.jpg

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro apenas por sua beleza natural é vista como um dos mais belos jardins do mundo, mas agora receberá mais motivos para firmar tal admiração internacional.

O Jardim Botânico receberá em breve um Centro de Exposições, desenhada pelo famoso arquiteto carioca Oscar Niemeyer.

- Criei um prédio todo envidraçado, quase transparente, exibindo uma forma irregular e surpreendente - explica Niemeyer, 102 anos, por e-mail. - Foi a solução encontrada para preservar a beleza do nosso Jardim Botânico.

A obra será considerada uma das maiores de Niemeyer. A inauguração está prevista para o início de 2012.


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 05 de Setembro de 2010

4 comentários:

  1. Rafael, na boa, eu acho os projetos do sr Niemeyer muito feios. Dane-se que achem ele um gênio. Eu não daria um tostão por nenhum de seus projetos!..........E digo mais, muitos arquitetos são da mesma opinião que eu, dizem isso em conversas privadas, mas quando vão pra mídia, não têm coragem de falar; afinal ídolos são intocáveis!

    ResponderExcluir
  2. Niemeyer atualmente é um horror. Os projetos dele em Duque de Caxias são pavorosos. Ele esqueceu que o Brasil é um país de clima tropical? Ou ele é sádico pra botar tanto concreto nos projetos? Os projetos são ultrapassados e mal acabados.
    Não ligo também se acham ele o maior nome da arquitetura brasileira, gosto é gosto, e pra mim Niemeyer atual é antiquado, ultrapassado, não-condizente com nosso clima, é bruto, pesado e acima de tudo FEIO.
    Dêem oportunidades pra novos talentos, deixem ele descansar, ele já está coroa, não sabe o que faz direito. Querem sugar o velho até a morte, que horror.

    ResponderExcluir
  3. Grife, meu caro, grife! É esta a razão. Dão pra ele assinar, porque imprime grife! Eu acho que essa gente toda tá doida pro homem partir dessa pra melhor só para que seus projetos ganhem mais importância ainda!
    Coitado do velhinho! Ele quer trabalhar, tá certo. Tá vivo, tem disposição ( aliás, benza Deus; louvado seja) tem mais é que trabalhar mesmo!
    Outra coisa, não sei o porquê, mas a maioria dos seus projetos aqui no Rio são ou foram todos de fachadas com o ababamento em cimento ou de visual parecido!
    ABÇS!

    ResponderExcluir
  4. A relevância do Velho ficou nos anos 50, e pouco se salvou desde então. Mas até que o prédio do JB não parece tão comprometedor.

    Só espero que os arquitetos que o criticam – e com razão – não sejam os mesmos que levantam o que se vê por aí. Ah, esses vidros verdes com granito. Culpar o cliente não vale, toda profissão tem isso.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.