Nova Rodovia entre Rio e SP


Governo do Rio estuda criação de Nova Rodovia entre Rio e SP

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/foto/0,,15218530-EX,00.jpg

O Rio de Janeiro e São Paulo são as duas maiores cidades do Brasil e também os dois estados mais importantes do país, coincidentemente unidades federativas vizinhas, com intenso tráfego de carros e caminhões entre as duas regiões.

A única via que liga RJ-SP é a Via Dutra. Apesar dos investimentos - concretizados e previstos - na Rodovia, eles já não são vistos como suficientes para o crescimento nos próximos anos.

Para evitar problemas futuros, a Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro está fazendo um novo planejamento da infra-estrutura fluminense para que o engarrafamento nas rodovias não bloqueie o crescimento econômico estadual e nacional.

"Mesmo com todos os investimentos previstos em contrato pela concessionária, a Via Dutra não atenderá ao crescimento do tráfego nos próximos anos", prevê o subsecretário de Transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho.

Para isso, a proposta será construir uma nova rodovia paralela à Dutra. O debate acontecerá na próxima sexta-feira, às 14h, na Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços) no município de Barra Mansa, RJ.

A proposta é defendida - até o momento - apenas pelo Governo do Rio de Janeiro, já que a Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro que patrocina esta ideia.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 01 de Setembro de 2010

6 comentários:

  1. Gostaria que este projeto saisse realmente do papel, pois com a criação da rodovia Dutra, nossa cidade ficou estagnada. Já que ficava na antiga Rio-São Paulo. E pelo que vi é possível que o novo traçado passe também aqui em Bananal. Assim poderia se deselvover estas cidades que ficaram fora do desenlvovimento do Vale.

    ResponderExcluir
  2. Realmente. Os políticos deveriam aproveitar mais o fator de crescimento das regiões próximas a essas grandes rodovias e estradas, tanto na capital como principalmente no interior.

    A Dutra, Avenida Brasil e a antiga Niterói-Manilha são regiões com grande capacidade de geração de empregos, infra-estrutura e polos financeiros. Falta apenas políticos que saibam usufruir essas áreas, da mesma forma dos novos projetos na região da Zona Portuária da capital.

    ResponderExcluir
  3. SOU TOTALMENTE CONTRA!
    precisamos é de transporte de massa
    uma ferrovia de carga e pelo menos 2 mãos ferroviárias para passageiros (ñ trem-bala)
    pq daq a mais alguns anos teremos 2 rodovias saturadas, ai precisaremos de uma terceira?

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Lucio,e acredito muito no transporte ferroviário para integrar todos os nossos estados e regiões tanto no transporte de carga como como o de turismo.

    ResponderExcluir
  5. Também apoio. O Brasil já era na realidade para ter investido no Transporte Ferroviário há muito tempo. Não digo apenas em Trem-bala, mas um transporte que visa carga, turismo e transporte. É mais barato, rápido, seguro e prático, além de sem necessidade de construir uma segunda (ou terceira) rodovia. Mas tal projeto não deve partir do Governo do Rio de Janeiro e sim do Brasil, porque é uma necessidade nacional.

    ResponderExcluir
  6. concordo ocom o lucio, mas deve-se fazer outro trajeto rodoviário e um também, não trem bala,uma
    composição que passe pelas cidades,comoo antigamente

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.