Mais uma inutilidade Paes: Cor de Ônibus


Eduardo Paes vai padronizar os ônibus da cidade

http://odia.terra.com.br/portal/rio/fotos/10/09/18_onibus575.jpg

Bem... Eu não sou de utilizar o mais utilizado meio de transporte coletivo carioca, mas certamente os ônibus do Rio dão uma nova cara a cidade, onde veículos - apesar dos problemas citados pela população - estão em um estado de conservação e conforto acima do restante do país, e com muitas cores e brilhos por vários pontos da cidade. Anteriormente alguns leitores - Desse Blog e outras redes de noticias - já confirmaram também que utilizam as cores dos ônibus para identificar de alguma forma o itinerário.

Porém em até um ano todos os ônibus da cidade do Rio de Janeiro será padronizado para uma única cor, proposta do prefeito Eduardo Paes. O modelo foi apresentado nessa sexta-feira e começará a ser vista nas ruas a partir de 30 de Outubro, junto com o Bilhete Único da Prefeitura.

As cores serão divididas por areas:
Na Zona Sul e Grande Tijuca, será azul, o melhor entre as cores selecionadas;
Na Baixada de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio, amarelo, ou seja, ridículo;
Na Zona oeste será vermelho, provavelmente o mais feio;
E a Zona Norte, verde, competindo com a feiura dos veículos da Zona Oeste.

O modelo já é adotado em cidades como Brasília e São Paulo, clique nos links para visualizar as fotos dos ônibus dessas cidades.
“Não há nada mais feio do que esses ônibus horrorosos, cada um pintado com uma cor. Em alguns casos, o mau gosto chega a ser assustador”, disse Paes.
Muitos já criticaram a nova proposta do Prefeito, porém alguns o elogiaram. Certamente esse é um assunto
que vai dar o que falar.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 18 de Setembro de 2010

11 comentários:

  1. Sério.. todas as cores pra você são feias? Acho muito bom padronizar os ônibus da cidade, muito melhor do que essa zona que é hoje; se você for ver, todas as grandes cidades do mundo (digo, as que realmente importam) tem sistemas como esse. Nova York, Toronto, Tokyo, por exemplo (essas sendo as que eu utilizei o sistema de ônibus).

    ResponderExcluir
  2. A azul não é feia. Mas amarelo, verde e vermelho????? São exatamente as piores. Branco também não é feio e nem um verde-escuro.

    Será gasto milhões com isso, com o dinheiro que poderia fazer muita coisa melhor. Também deveria-se lembrar das pessoas que tem problemas de visualização e dependia das cores dos ônibus para deduzir o número das linhas.

    ResponderExcluir
  3. EM Brasília mesmo os ônibus são totalmente ridículos, nunca vi ônibus tão feios em uma metrópole em toda a minha vida

    ResponderExcluir
  4. eu gosto muito da ideia de padronizar.
    Apesar de realmente a cor servir para diferenciar algumas linhas, mas é muito mais organizado e civilizado uma cidade com ônibus padronizados!
    Quando fui a São Paulo, achei muito legal!

    ResponderExcluir
  5. Então tá certo. Vemos que a maioria realmente é a favor da mudança. Então mesmo com o tamanho do dinheiro gasto, talvez deva valer a pena para os utilizadores das linhas de ônibus, só eu esperava mesmo assim umas cores que não fossem amarela e verde.

    ResponderExcluir
  6. Os ônibus do Rio são bem coloridos mesmo. Mas não sei se gostaria de ônibus com cor padronizada. Seria melhor e mais útil ser obrigassem a instalar ar-condicionado em todos os coletivos.

    ResponderExcluir
  7. Acho muito desnecessário isso. Pra que mudar as cores dos ônibus ? Eu mesma, identifico o ônibus que pego todo dia, pela cor, pelos logotipos da empresa. E, os ônibus estão sim em boa conservação, pelo menos os que eu pego. Porém,o grande problema é que existem muitos motoristas irresponsáveis que não param o ônibus quando as pessoas fazem sinal. Dinheiro que poderia ser gasto com educação, saúde ( que por sinal, os hospitais públicos aqui são péssimos) e segurança, vão ser gastos com inutilidades como essa. Mas, fazer o que. Vamos ver no que isso vai dar. Eu acredito que vai dar bastante confusão.

    ResponderExcluir
  8. Também acredito nisso, mas eu tento ser o mais otimista possível.

    ResponderExcluir
  9. Acho desnecessário essa mudança de cor.
    Quando estou no ponto vejo meu ônibus azul lá longe e já sei que é ele "sou meio segueta pra longe" com isso de padronizar para quem tem problema de visão "eu" vai ficar difícil! Fora que tem um monte de coisa + importante que isso, tem gente falando que nos países de primeiro mundo é assim e bla bla bla só que para o RJ e CLARO O BRASIL chegar lá tem que se preocupar e consertar muitas outras coisas que vem em primeiro lugar educação, segurança, política, saúde, transporte publico etc etc etc; E não as cores dos ônibus. Fala sério.

    ResponderExcluir
  10. Isso pra mim será muito ruim, pois as diferenças me ajuda a diferenciar os ônibus pois tenho problema visual e isso esses caras não querem nem saber.

    ResponderExcluir
  11. Concordo que o mal gosto chega a ser assustador, mas mal gosto mesmo são os ônibus amontoados ocupando todas as pistas da avenida em frente ao ponto, fechando os carros e motos e dirigindo igual loucos não se importando se a velhinha já se sentou. Eduardo Paes é um demagogo do cacete.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.