Amazônia tem o ar mais puro do mundo


Especialistas de Harvard confirmam que a Amazônia tem o ar mais limpo do mundo

http://viajarmaisbarato.com/wp-content/uploads/2009/02/floresta-amazonica-aquecimento-global.jpg

Mais uma vez a nossa Amazônia nos dá motivo de orgulho ao nosso imenso país. Na realidade um orgulho que os brasileiros não sabem cuidar e invejado por muitos estrangeiros.

Especialistas da Universidade de Harvard buscaram o ar mais puro do planeta e o encontraram no Brasil, precisamente na Floresta Amazônica.
- Para fazer previsões sobre o clima do planeta no futuro é fundamental entendermos o clima presente e o passado - explicou Paulo Artaxo - A Amazônia é uma das poucas regiões no planeta onde ainda se consegue encontrar condições de composição atmosférica similares às existentes antes da Revolução Industrial, ou seja, antes de a poluição tomar conta da composição atmosférica do planeta.
O objetivo do estudo era entender como funcionavam os mecanismos de formação de nuvens numa atmosfera sem poluentes.

A pesquisa foi publicada na revista "Science".

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 23 de Setembro de 2010

3 comentários:

  1. Olá Rafael, eu sou da Bahia, e estou morando em Natal-RN atualmente. Eu estou fazendo uma pesquisa para um trabalho da faculdade,e os potiguares dizem que o ar mais puro pertence a região do Rio Grande do NOrte.
    Se você puder me ajudar, peço-lhe que faça uma pesquisa e deixe bem explícita essa questão .
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo (que não assinou o nome). Essa é uma questão delicada, porque existem diversos estudos sobre esse assunto com vários resultados, porque também se conecta ao orgulho local - e algumas lendas urbanas. Como por exemplo: Vários estudos afirmam que o Rio de Janeiro tem o céu mais azul do mundo, porém há pessoas de Brasília que querem afirmar que Brasília tem o céu mais azul do Brasil, mas o Rio é sustentado e comprovado inclusive pelo Laboratório Nacional de Física da Inglaterra. Logo, a teoria de Brasília cai por terra.

    No caso de Natal e Amazônia já é algo muito além de uma simples "lenda urbana".

    A Revista Ecotour declara que Natal tem o ar mais puro das Américas, mas após tudo que eu já li a respeito sobre ecologia, eu acredito que as fontes ficam a desejar. Mas possui crédito vindo até da NASA. Certamente eu acredito que o ar de Natal seja invejável para qualquer metrópole mundial, mas também não acredito que seja o ar mais puro do mundo, comparando-se a nossa floresta invejável.

    Eu já dou mais fé na "Amazônia", onde a própria Universidade de Harvard declara ter o ar mais puro do mundo. Além que quando falamos de Amazônia, falamos exatamente do pulmão do mundo - desconsiderando o oceano, em minha opinião. Além que foi o que eu já disse: A revista “Science” - uma das melhores do mundo nesse ramo - comprova o resultado a favor da Amazônia.

    Para chegar a esse resultado foi necessário estudar as nuvens, a atmosfera, isolamento de aerossóis e estudo de partículas. A pesquisa declara que a Amazônia tem composição atmosférica similar às existentes antes da Revolução Industrial. O único lugar, segundo esse mesmo estudo, que podemos comparar a Amazônia seria o famoso Polo Sul.

    Espero ter ajudado. Mas vale lembrar que em nenhum momento eu menosprezei a cidade do nosso nordeste que certamente tem o ar mais puro que as demais cidades.

    ResponderExcluir
  3. Dizer que o ar de Natal RN,é puro ,é cometer crime do codigo de defesa do consumido.Enganar as pessoas para lucrar com o turismo.O ar de natal é altamente poluido graças a maldição do petroleo e seu refino.Pesquisem e verão que falo a realidade de 2015.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.