Rio é a Hora Oficial da América Latina


Rio de Janeiro conta com o Relógio mais exato da América Latina

fotoAlinhar ao centro

O Rio deixou de ser a capital e você já deve ter escutado por aí que a hora oficial é de Brasilia, mas a realidade é que essa é uma grande mentira, já que a hora oficial não só do Brasil, mas em toda América Latina tem como referência o Rio de Janeiro.

No subsolo do Observatório Nacional em São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro, tem o famoso relógio oficial do Brasil, onde muitos chamam de Horário de Brasília, mas na realidade 100% carioca. Esse é o Relógio mais precioso da América Latina.

O relógio carioca é o responsável para dar a hora exata para a Bolsa de Valores, Supremo Tribunal Federal e bancos do país.

Por um minuto de atraso, um brasileiro poderia ser obrigado a pagar uma multa ou cumprir pena judicial. Um relógio errado seria o suficiente para fazer a BOVESPA perder milhões em um dia. Além de aviões, computadores, navios, celulares, entre outros. Todos dependem do Relógio Carioca.

A supermáquina fica protegida em sala especial, com temperatura e umidade constantes. Ela funciona à base de hidrogênio e demora 10 milhões de anos para atrasar ou adiantar um segundo. Enquanto isso, nosso reloginho de pulso oscila 12 minutos por ano, só porque entramos e saímos do ar-condicionado.

Graças a esse Relógio comprado pelo Rio de Janeiro, o Brasil tem umas das Horas mais preciosas do Mundo. O novo relógio veio dos Estados Unidos e demora 10 milhões de anos para atrasar 1 segundo

Mais um motivo para os que tem mais orgulho do "país vizinho" do que o país que é referência em toda a América Latina.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 16 de Agosto de 2010

2 comentários:

  1. Poxa, não sabia. Muito interessante mesmo. Eu também achava que o horário era literalmente de Brasília.

    ResponderExcluir
  2. A "Hora Legal Brasileira" (designação da oficial da gíria "Horário de Brasília") sempre foi indicada pelo Observatório Nacional localizado no Rio de Janeiro (desde o tempo do seu fundador D. Pedro I).

    A Hora Oficial dum país remete sempre ao fuso horário da capital do país, situe-se o relógio que a determina onde se localizar.

    Parabéns ao Rio de Janeiro por ser guardião dum engenho tão sofisticado, mas o certo é que a Hora Legal Brasileira fará sempre referência ao fuso horário de Brasília.

    Abraço

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.