Rio de Janeiro é referência em combate a Emissão de Gases


Rio de Janeiro é a primeira cidade do Brasil a atualizar o Inventário de Emissões

A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou na semana passada o segundo Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa elaborado pela Coppe/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A apresentação aconteceu no Fórum Carioca de Mudanças Climáticas.

Com isso a cidade do Rio de Janeiro é o primeiro município brasileiro a atualizar o relatório, cuja primeira edição tem por base o ano de 1998.

Segundo o novo inventário, o município apresenta uma pequena redução no volume per capita de dióxido de carbono (CO2), que passou de 2,3 t por habitante ao ano para 2,17 t por habitante ao ano. Este índice será o ponto de partida para a cidade atingir a primeira meta do Protocolo Rio Sustentável, que prevê a redução em 8% dos gases poluentes até 2012.

O Rio em poucos anos será uma das 25 cidades mais ricas do mundo e é considerada a que tem a melhor infraestrutura de todo o Brasil, país que conta com um dos 10 maiores PIB do mundo, mas mesmo assim o Rio de Janeiro apresenta um dos menores índices de emissões per capita de carbono no mundo

O Rio apresenta 2,17 t por habitante, enquanto Nova York tem o índice de de 7,1.; Pequim com 6,9; Londres de 6,2, Roma de 5,2; e Tóquio de 4,8. Com isso, podemos considerar o Rio de Janeiro um exemplo mundial.

Entre os estados brasileiros, o Rio de Janeiro tem índice de 4,5. Só para se comparar o estado de Minas Gerais conta com 6,38. A taxa no Brasil é de 9,4 ton/hab/ano.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 17 de Agosto de 2010
Foto: Parque do Flamengo

Um comentário:

  1. Olá, conheça as minhas propostas de campanha que estão publicadas no meu site, leia e comente, se quiser deixe a sua pergunta para mim.
    O que mais irrita o eleitor durante a campanha? Vote na enquete

    http://www.vanildojunior.com.br/

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.