Porto Maravilha e Fim do Gasômetro


Porto Maravilha: gasômetro do Rio pode virar área residencial

http://commondatastorage.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/1454512.jpg

A prefeitura planeja transformar parte do espaço ocupado há quase cem anos pelo gasômetro de São Cristóvão em um bairro com residências e comércio, dentro do projeto Porto Maravilha, de revitalização da região, como mostra reportagem de Luiz Ernesto Magalhães, na edição do GLOBO desta quarta-feira. A área será comprada pelo município da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e revendida para a iniciativa privada construir os imóveis, como parte das operações da Companhia Municipal de Desenvolvimento Urbano do Porto (Cdurp).

A informação foi dada, na terça-feira, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Góes, durante a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para a implantação do Parque Tecnológico Barão de Mauá, em um imóvel desocupado da CEG na Avenida Presidente Vargas. A ideia é criar no local, até 2012, um pólo de produção de soluções de Tecnologia de Informação (TI) para as áreas de petróleo e gás. O projeto é desenvolvido em parceria com a PUC, o Instituto Brasileiro de Petróleo e a Microsoft.

Goes explicou que as negociações para compra do terreno, hoje ocupado em parte pela CEG, devem começar em dezembro, após a prefeitura concluir a compra de dois terrenos da Rede Ferroviária Federal, eleitos como pilotos para o projeto de revitalização.

A área do gasômetro mede 115 mil metros quadrados mas está sendo subutilizada desde que a CEG concluiu, em 2007, a conversão dos imóveis do Rio de gás manufaturado para gás natural. Hoje, apenas um tanque é mantido inflado, como referência à história da região.

Publicado em 11 de Agosto de 2010

2 comentários:

  1. e predio do antigo açucar pelola esta abonada na rua pedro alves

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Rafael,

    Meu nome é Mirian, atuo no Museu Memória do Gás em São Paulo e estou produzindo uma exposição itinerante denominada Gasômetros no Mundo. Gostaria de saber se esta foto do gasômetro de São Cristóvão foi tirada por vc, se existe a possibilidade de vc disponibilizá-la em alta resolução e me autorizar a utilizá-la na exposição.

    Grata,
    Mirian

    mperes@energiaesaneamento.org.br

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.