Batalhão de Primeiro Mundo no Rio de Janeiro


Polícia Militar terá Batalhão com modelo Inovador com Tecnologia de Ponta e Shoppings

Alinhar ao centro


Pode parecer estranho para quem lê o título, inicialmente, mas essa já é uma tendência em Israel, França e Inglaterra.

É um projeto ambicioso que visa desenvolver uma visão High Tech da Polícia do Rio de Janeiro, também reduzindo a distância entre a Polícia e a População, além de ser uma nova forma da Polícia ganhar novos recursos para investimentos em tecnologia interna.

O projeto funcionará a partir de 2011 e tem o nome de Batalhão-Padrão, com moldes revolucionários em conceitos tecnológicos, ecológicos, autos sustentáveis e sociais.

Os prédios terão paredes de vidro e área aberta à comunidade, com praça e espaços que poderão ser alugados para lojas e quiosques, estilo um Shopping Center. O local aproveitará a água da chuva e da luz solar.

O projeto veio visando o fato do Rio ser a cidade-sede das Olimpíadas de 2016 e da Copa do Mundo de 2014. Os projetos estão orçados em cerca de R$ 1 bilhão.

A primeira unidade a ser reformada será o 6º BPM (Tijuca), que será demolido no ano que vem. Atualmente o local está em condições precárias, e o projeto será positivo por estar próximo ao Maracanã e a várias UPPs.

Mas o projeto não será apenas para tranformar Batalhões em Shoppings, mas o principal objetivo será a parte da Administração Policial que terá um Quartel de primeiro mundo com um sistema de informação de última geração, a fim de gerar informações em tempo real para a instituição planejar as ações ostensivas dos policiais.

Os policiais também passarão por um curso de inglês, para se acostumarem com a tendência de crescimento do Rio de Janeiro. Está previsto também aulas de francês, espanhol e italiano. Além de compra de equipamentos modernos, entre eles um palmtop que substituirá o Talão de Registro de Ocorrência (TRO) de papel. O equipamento, já em teste, será ligado ao banco de dados da PM permitindo que os policiais da rua possam acessá-lo.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 07 de Agosto de 2010

2 comentários:

  1. Sou uma das responsáveis pelo projeto "BATALHÃO-PADRÃO" e quero passar mais informações, para você postar em seu blog, você escreveu corretamente, os objetivos do projeto e ainda tem muito mais.
    emanuelle.netto@gmail.com

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.