Trem Bala dos Bilhões


Trem Bala do Brasil custará 50 bilhões apenas para ligar Rio de Janeiro e São Paulo

http://www.unicam.org.br/sistema/fotos/image/trem%20bala.jpg

Todos nós já conhecemos o ambicioso projeto do Governo Federal em construir o trem bala que ligará a cidade do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo, as principais cidades financeiras do país e também as duas maiores pontes aéreas do Brasil.
Pois bem. Os estudos preliminares do projeto sugerem que o custo do projeto será perto dos R$ 50 bilhões. Isso mesmo que você leu: 50 Bilhões de reais. Os dados foram postados no jornal Folha de São Paulo.

Eu sei que as duas pontes aéreas estão saturadas, e muitos empresários de ambas capitais percorrem com frequência tal ponte aérea e o trem bala ajudaria a diminuir as filas nos dois maiores aeroportos do Brasil. Além que é mais do que na hora do Brasil investir no transporte ferroviário e esse seria um símbolo da modernização do Brasil na Década.

Mas será que vale mesmo a pena gastar tanto dinheiro em um país que há muita gente morando em favela, tem problemas sociais e de segurança e transporte municipal ineficiente? Com esse dinheiro seria possível expandir o metrô em muitas capitais, combater a violência, acabar (ou miminizar) com a favelização, construir hospitais de primeiro mundo em todo o país, e muito mais.

Está na hora do Governo Federal reaver qual é a prioridade no Brasil.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 17 de Julho de 2010

Um comentário:

  1. A construção do "trem bala" seria uma mais valia para o Brasil, pois iria trazer uma maior exposição internacional. No entanto, é verdade que o Brasil tem outras prioridades que devem ter tido em conta e que iria trazer maior exposição!

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.