Rio supera meta de alfabetização no ensino fundamental
Todos sabem que a Educação no Brasil tem piorado há cada ano, principalmente durante o Ensino Fundamental, parte da educação responsável para cada cidadão conhecer e compreender sua participação social e política, além de aprender a respeitar, conhecer o próprio país e a si próprio, e principalmente aprender a tomar decisões coletivas e assuntos importantes que terão importância por toda sua vida.
Mas segundo a publicação da Agência Brasil, a rede municipal de ensino do Rio de Janeiro (escolas da prefeitura) atingiu a média de 7,5 na primeira fase da Provinha Brasil deste ano. Este sendo um número superior ao nível desejável pelo Ministério da Educação para a primeira etapa e na maioria das unidades federativas do Brasil.
Foram 10 escolas da Cidade que conseguiram chegar a um aproveitamento de quase 100% na prova, incluindo unidades localizadas em áreas violentas. A prova aconteceu em Abril em 747 escolas municipais da Cidade do Rio de Janeiro. O exame foi elaborado pelo Ministério da Educação.
O projeto é garangir que 95% dos alunos do Rio estejam plenamente alfabetizados. Com isso a educação do Rio melhorará a cada vez mais, para sairmos da lanterninha no Ensino Infantil e continuaremos no Índice de melhores escolas no Exame Nacional do Ensino Médio e as melhores universidades do país pelo índice do ENADE.
Foto: Escola Municipal no Rio de Janeiro
Por favor, me envia o seu email ( eu perdi ).
ResponderExcluirblogcarioca@gmail.com
Abraços,
Anselmo ( Blog Carioca )
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEDUCAÇÃO COM AUTONOMIA PARA TODAS AS IDADES
ResponderExcluir“Nunca gostei de estudar. Agora, não quero mais parar.” A frase da aluna do 2º ano do ensino médio Daiana Correa Guimarães, de 22 anos, resume o pensamento de muitos alunos que voltaram à escola por meio do Projeto Autonomia e redescobriram o prazer dos estudos. O programa usa o método Telecurso, por módulos e com videoaulas e apostilas, e é inspirado na pedagogia de Paulo Freire, que propõe a construção da autonomia do estudante e valorização de sua cultura. O objetivo do projeto é corrigir a distorção idade-série, situação de 70 mil alunos da rede estadual. Iniciado em outubro de 2008, o programa já formou 312 turmas no ensino fundamental e, atualmente, tem mais de 16 mil estudantes nos ensinos fundamental e médio que se formam no fim do ano. Daiane, que deixou os estudos aos 17 anos quando ficou grávida, aprovou a metodologia, fruto de uma parceria do governo Sérgio Cabral e a Fundação Roberto Marinho.
Para ver a matéria na íntegra,acesse http://bit.ly/cultedu