Rio de Janeiro cria técnica de primeiro mundo que salvaria até EUA


UFRJ cria técnica que pode limpar o Petróleo do mar

http://dacouff.files.wordpress.com/2010/03/ufrj.jpg


A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) mais uma vez sai a frente como a melhor faculdade do Brasil e como orgulho de todo brasileiro.

Graças a UFRJ, o Brasil pode confirmar que já descobriu uma maneira simples e eficiente de retirar petróleo do mar após acidente.

A solução vai mais além.; Além de conseguir retirar todo o petróleo derramado no mar, haverá como aproveitá-lo novamente.

O método, testado com sucesso em laboratório e em processo de registro de patente, consiste em transformar a glicerina do biodiesel em pó, que é jogado sobre o petróleo derramado. A substância nessas condições se transforma em uma espécie de massa plástica flutuante.

Vale lembrar que a pesquisa foi bancada pela própria Universidade, e não pelo Governo Federal, e por isso os direitos da tecnologia serão da Universidade carioca.

Segundo Souza Júnior, uma fábrica para produção da glicerina usada no sistema pode ficar pronta em seis meses a partir do interesse de algum grupo em explorar a técnica.

O projeto seria favorável tanto ao Brasil como a desastres como o que aconteceu esse ano nos Estados Unidos.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 17 de Julho de 2010

Um comentário:

  1. Mais uma vez o Brasil demonstra que possui pessoas e meios propícios as investigações cientificas e com resultados positivos e práticos.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.