"Fim" das Favelas até 2020


Programa quer urbanizar todas as favelas do Rio de Janeiro em dez anos

http://negageni.files.wordpress.com/2010/01/favela1.jpeg

Essa semana eu apresentei aqui nesse blog o projeto da Prefeitura (assinado por Eduardo Paes) para combater a favelização do Rio, o projeto conhecido como "Morar Carioca".

Segundo Paes, o programa prevê a urbanização de todas as favelas do Rio de Janeiro até o ano de 2020, com gabaritos fixados e limites demarcados.

O programa "Morar Carioca", também conhecido como Plano Municipal de Integração dos Assentamentos Informais Precários, tem como objetivo promover a integração e a urbanização das favelas, bem como implantar um sistema de controle e ordenamento da ocupação e uso do solo urbano.

A Secretaria Especial de Ordem Pública será responsável pela fiscalização permanente dos limites da comunidade e pelo combate ao crescimento irregular.

Será que o programa vai "pegar"? Será que a urbanização será profunda ou apenas "Um velho Favela Bairro"? Eu penso ser o mais otimista possível, porque o Rio merece sempre o melhor


Texto publicado em 27 de Julho de 2010.

3 comentários:

  1. Sim, o Rio merece sempre o melhor.
    Como estrangeiro, que já por duas vezes visitei demoradamente (um mês de cada vez) o Rio de Janeiro, afirmo que apenas falta à cidade um profundo plano de reurbanização para que ela se apresente em pleno como a Cidade Maravilhosa que merece ser.

    De todas as medidas que aqui vejo anunciadas a de "implantar um sistema de controle e ordenamento da ocupação e uso do solo urbano" me parece a mais premente e fundamental. Mas para tal também é necessário uma profunda campanha de educação da população no sentido da sensibilização para uma cidadania activa. Não basta decretar leis e enviar agentes de fiscalização para o terreno. É necessário o envolvimento activo de todos.

    Espero que a longo prazo tais medidas se estendam também aos bairros da periferia, tão degradados e carecidos de verdadeiros planos de urbanização no sentido de os tornar locais mais aprazíveis de viver, com todas as infra-estruturas fundamentais para uma saudável existência.

    Salutas!

    ResponderExcluir
  2. Realmente MadDrag. Por isso eu sempre digo que o Brasil (Reparem que eu não disse Rio) precisa realmente de programas de transformação, e não projetos de esmolas. O governo dá "favela bairro", o governo dá "Bolsa escola" e "Bolsa família", o governo dá "Restaurante popular" e "Farmácia popular". E o que o povo ganha com isso? O que os governantes ganham, além de votos? Tanto dinheiro desperdiçado para esmolas ao invés de investimentos a favor do futuro.

    O Brasil deveria investir em Educação, Urbanização, Infraestrutura, controle de natalidade e campanhas de conscientização em vários pontos, ao invés de dar esmolas e investir apenas em uma falsa repreensão. O Brasil tem futuro, mas apenas quando o povo acordar e enxergar o potencial do nosso país.

    ResponderExcluir
  3. concordo plenamente,porem essas dificuldade é concequencia da má administração dos poderes públicos.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.