Casarão São Clemente


Prefeitura comprará casarão da São Clemente

http://oglobo.globo.com/fotos/2010/07/13/13_MHG_rio_mansao.jpg


O famoso Casarão da São Clemente, em Botafogo, tem grande história através da sua arquitetura e muito mais. Para começar pertence a família Guinle, e ainda é de uma beleza sem igual. Porém, o prédio está semi-abandonado, como outros casarões clássicos em Botafogo.

Então o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou que pretende comprar o palacete, apesar de ainda não ter um destino confirmado para este.

Independentemente das críticas, a prefeitura acredita que vale a pena adquirir o imóvel.

- A gente acha que é importante para a cidade, é mais um equipamento para a cidade, e respeitamos as opiniões em contrário - disse Paes. - O que vai funcionar ali ainda não está definido. É legal ter um casarão daquele para a cidade preservado, mantido. A tendência destes casarões quando ficam nos espólios é que eles se degradem e sejam abandonados. Então, a gente vai encontrar uma destinação e fazer a negociação - afirmou Paes.

Eu penso que é uma ótima ideia conservar este belo palacete e dar a ele um bom destino, conservando assim parte do clássico do Rio de Janeiro, como já acontece em várias cidades da Europa que valorizam sua arquitetura e não se prendem apenas a um tombamento. Porém a prefeitura só não pode gastar milhões para adquirir este casarão para simplesmente abandoná-lo também ou simplesmente transformar em um pseudo-museu.

A presidente da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo é contra a decisão. Da mesma forma que a presidente da Associação de Moradores e Amigos do Flamengo foi contra ao Air Race. Eu não consigo entender realmente esses presidentes de associações de Moradores. Se a Prefeitura abandonar o prédio eles reclamam, mas se decide comprar, eles reclamam também ....

Mas espero em breve postar boas noticias sobre essa arte da arquitetura carioca.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 13 de Julho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.