Reciclagem de Lixo com padrão europeu


Estado do Rio vai adotar modelo europeu de reciclagem de lixo

http://www.epamg.pt/alunos/trabalhos/reciclagem.jpg

No Dia Mundial do Meio Ambiente, uma boa notícia: o lixo reciclável está perto de sumir de rios, lagoas e aterros clandestinos. O governo estadual assinou, com o governo de Portugal e empresas, um acordo de cooperação que deve elevar a patamares europeus a gestão de resíduos. No lugar dos menos de 3% dos resíduos reciclados atualmente, o estado pode ultrapassar os 50% em relação ao volume total de recicláveis gerado pelos fluminenses.

Para viabilizar o plano, a Secretaria estadual do Ambiente vai aprimorar a legislação ambiental, de modo a responsabilizar a indústria pelo destino final de seus produtos. Com a nova lei, o poder público vai estimular a criação de novas empresas específicas para gerir resíduos recicláveis gerados por essas indústrias em toda a cadeia do lixo. O modelo utilizado será o da Sociedade Ponto Verde, empresa portuguesa sem fins lucrativos que faz atualmente a ponte entre a indústria de embalagens local e o poder público.

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, espera repetir a experiência de Portugal, que há 15 anos sofria com lixões e uma coleta seletiva incipiente e hoje se enquadrou no modelo europeu de gestão de resíduos.

Texto escrito por Tulio Brandão (O GLOBO) e postado neste Blog em 5 de Junho de 2010

Um comentário:

  1. plan nacional de resíduos sólidos Brasil: www.redsolenergy.com / pnrs.pdf
    Plantas Tratamento BASURA_CERO "
    Uma alternativa para os problemas ambientais dos resíduos sólidos urbanos é a construção de estações de tratamento, os resíduos sólidos para produzir electricidade.
    Em http://www.redsolenergy.com nós concepção e construção dos resíduos sólidos, eliminando assim o principal problema dos resíduos e na produção simultânea de eletricidade limpa e renovável. Nossas instalações e projetos para evitar que o ambiente emitem grandes quantidades de CO2, evitar problemas de resíduos, para eliminar focos da doença, a produção de electricidade limpa, renovável e criar empregos sustentáveis.
    Nós trabalhamos na construção de fábricas na Europa e América.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.