Projetos para o Complexo do Alemão


Complexo do Alemão ganhará apartamentos, colégio e complexo esportivo

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:zatmvdfdROU5LM:http://desfavelizacao.files.wordpress.com/2008/07/29_mhg_rio_penha1.jpg

Muita gente da classe média se queixa que seus impostos nada valem, porque enquanto eles pagam os impostos mais caros do mundo, a Prefeitura nada investe nesta classe, sendo o destino deste dinheiro para aqueles que eles julgam como "os que não pagam impostos".

Por um lado realmente esse grupo tem motivos para se queixar devido ao fato que a Zona Sul e Tijuca (entre outros bairros) tem sido abandonada pelo Governo Estadual de muitas gerações e até mesmo a Prefeitura. Porém, por outro há uma grande diferença entre "dar esmola dos mais ricos para os mais pobres" e tais impostos servirem para melhorar condições de vida e IDH da Cidade.

Criar programas como "Bolsa Família", "Favela Bairro", "Bolsa Escola", "Farmácia Popular", "Restaurante Popular" entre outros, não levará ninguém a lugar nenhum, são as famosas "Esmolas Populares", como eu já citei aqui muitas vezes. Estes são projetos conhecidos como "menina dos olhos" do nosso atual presidente e também do candidato a governador, Garotinho. Não são vantagens para a classe alta, nem para a classe média e muito menos para a própria classe baixa.

Mas também há programas como pacificação de favelas, investimentos em escolas públicas (em áreas de grande perigo ou nos grandes bairros), criação de serviços de UPA, policiamento nas favelas, projetos educacionais de cultura e esporte nas favelas, entre outros. Tais programas ajudam a melhorar a vida dos moradores de muitas comunidades, ajudando a crianças a ter uma melhor esperança de futuro, trazendo vantagens para todas as classes, e aí sim trazendo um Rio que todos merecem. Claro que tais projetos devem priorizar não só as favelas, mas o asfalto aqui embaixo.

Oficialmente, o pior lugar para se viver no Rio de Janeiro é o "Complexo do Alemão". E tal conjunto de favelas que é uma mancha para a reputação da cidade, ganhará até o final deste mês (Junho) mais de 384 apartamentos, substituindo os atuais "barracos". Além de um colégio de Ensino Médio e um Complexo Esportivo, com uma quadra poliesportiva e piscina.

Os últimos investimentos na região mais uma vez tem sido aprovada pelos moradores em volta da Favela. Além que muitos adolescentes que teriam um futuro a margem da sociedade, ganham uma chance de conseguir seu futuro e sair das favelas.

Jovens da região do Alemão poderão fazer cursos nas áreas de construção civil e gastronomia, entre muitos dos outros cursos que a Prefeitura tem como projeto para a região.

Apenas, agora, esperamos que outros projetos cheguem ao Alemão, trazendo futuro para crianças, adolescentes e adultos de diversas classes e raças. Não sendo este apenas um oportunismo político ou o início de uma promessa dos políticos que há neste país. Mas o futuro de uma nação.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 11 de Junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.