Novo Museu de Arte no Rio


Começa a construção do Museu de Arte no Píer Mauá

http://oglobo.globo.com/fotos/2009/11/07/07_MHG_RIO_pinacoteca.jpg

A capital cultural e arquitetônica do Brasil, Rio de Janeiro, ganhará um novo museu na região de promessa para o futuro da cidade, a Zona Portuária. Trata-se do Museu de Arte (MAR) que começa a ser econstruído na Praça Mauá.

O projeto é do prefeito Eduardo Paes e da Fundação Roberto Marinho. E funcionará no Palacete Dom João VI, construído em 1912, revitalizando a região portuária e valorizando o Centro do Rio de Janeiro.
- O Rio de Janeiro tem algumas das mais importantes coleções do Brasil, e a maior parte dos artistas brasileiros moram na cidade. Não por acaso fomos capital do país, e, do ponto de vista da visualidade, ainda somos - afirma Leonel Kaz, ressaltando que o MAR não deve ser mais um museu tradicional. - Queremos fazer exposições como a Tate Modern, num mix de fotografia, moda, arquitetura, unindo obras de coleções do Rio a outras do resto do mundo
Já no prédio-anexo, antigo prédio do Hospital da Polícia Civil, haverá a Escola do Olhar, com galerias para mostras temporárias e permanentes, salas de aula, restaurante, auditório, cafeteria e livraria. E no terraço, um teleférico levará os visitantes ao Morro da Conceição.

Os investimentos serão de R$ 43 milhões e bancado pela Fundação Roberto Marinho. O novo espaço vai abrigar obras de arte nacionais e internacionais e uma exposição permanente sobre a história da cidade do Rio de Janeiro

OBS: Este museu é a Pinacoteca prometida por Eduardo Paes e já comentada neste blog em 2009.

Texto escrito e publicado por Rafael Oliveira, 01 de Junho de 2010

2 comentários:

  1. Sinceramente,o museu de arte do rio vai ficar muito estranho( MAR ),passei em frente hoje e vi a foto do projeto original.Que BIZARRO vai ficar.Muito feio…O palacete Mauá vai ficar bonitinho,a mesma coisa,só que reformado…Só que o prédio da CIVIL……….Gente que feio ficará !! Vai parecer um monte de caixa de fósforo empilhada…E ainda vai ter um telhado que vai invadir o palacete mauá…PÉSSIMO.Melhor do que é hoje,mas poderia ser algo mais simples e não tão feio.

    Esse é o projeto inicial (que eu mais gostei) que foi descartado: http://oglobo.globo.com/fotos/2009/11/07/07_MHG_RIO_pinacoteca.jpg

    E esse é o atual,que infelizmente,será o utilizado:

    http://i430.photobucket.com/albums/qq25/sacopenapa/d43ff51e.png

    Enfim……Só um desabafo mesmo gente,rs.Valeu

    ResponderExcluir
  2. Realmente Wendel.

    A minha opinião do projeto atual (da foto o qual você enviou): O projeto do Palacete é até bonito e dará realmente um ar clássico a região, da mesma forma que é interessante a ponte que fará a ligação aos edifícios. Mas o prédio a esquerda ficou realmente feio. Eles tentaram dar um "ár de modernidade" e no final ficou parecendo um prédio velho, realmente tal prédio ficou muito melhor no projeto anterior (da foto ao qual postei).

    Mas muitas vezes eles costumam melhorar estes projetos e modificar a maquete original através de "pequenas melhorias". Bem... pelo menos é o que eu espero para este projeto, porque precisaria de "Grande melhoria" para não parecer o que você disse: "caixas de fósforos empilhadas".

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.