Trem Bala do Rio para Belo Horizonte


Governo estaria interessado em construir trem-bala do Rio para Belo Horizonte e Curitiba

http://www.aprendendojapones.com/wp-content/uploads/2008/03/trem-bala-shizuoka.jpg

Todos já conhecem o projeto da construção do trem-bala que ligará a cidade do Rio de Janeiro até a cidade de São Paulo, o qual deve ser um dos legados da Copa do Mundo de 2014, ligando as duas capitais financeiras do Brasil . O interesse vem do Governo Federal e dessa vez tem o apoio também do Ministro de Fomento da Espanha, José Blanco.

Blanco se reuniu em Brasília com o ministro dos Transportes do Brasil, Paulo Sérgio Passos. Onde conversaram sobre o projeto e o interesse da Espanha em ficar com a licitação do projeto por 40 anos.

A linha férrea do Rio a SP terá uma extensão de 510,8 quilômetros, que, segundo o projeto, serão percorridos por um trem com velocidade máxima de 350 km/h. O custo será de US$ 20 bilhões.

Além da Espanha, já manifestaram interesse no projeto empresas do Japão, Coreia do Sul, China, França, Áustria e Alemanha.

Infelizmente o projeto não estará pronto para a Copa do Mundo de 2014, mas deverá estar pronto até as Olimpíadas de 2016.

E a boa noticia que o Governo Federal afirmou que assim que o projeto que ligará Rio-SP estiver pronto, também haverá uma expansão do Rio de Janeiro até a cidade de Belo Horizonte (434 quilômetros). E futuramente também haverá uma linha ligando de Belo Horizonte a cidade de Curitiba, passando por Rio e São Paulo.

O projeto visa desafogar os Aeroportos do Rio e São Paulo, os dois maiores do Brasil.

Texto escrito e publicado por Rafael Oliveira, 24 de Maio de 2010

5 comentários:

  1. Isso é muito bom, porque quando for visitar os meus avós, tios e primos em BH posso apanhar o trem e ir até a cidade Maravilhosa para a admirar.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia, espero que eles deixem de ficar só 'interessados' e comecem a arrumar a papelada logo (:

    ResponderExcluir
  3. Excelente notícia. Esperemos que se concretize e seja o início do renascer das ligações ferroviárias por todo o Brasil.

    ResponderExcluir
  4. O Nosso País precisa ser mais ainda integrado.Este é o caminho,o caminho dos trilhos.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.