Novidades para o Zoológico do Rio de Janeiro


RioZoo será ampliado e receberá investimentos para revolucionar um dos maiores zoológicos da América Latina

http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK3040_portao-principal-zoo-rj800.jpg

O Zoológico do Rio de Janeiro já está de olho no crescimento do turismo na cidade e o aumento do interesse dos cariocas em conhecer a própria cidade, a Cidade Maravilhosa, além da aproximação das Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo de 2014, entre muitos outros eventos.

O Parque também completará 100 anos em Outubro e quem ganhará o presente é o próprio carioca. "Bichos a solta" é a pequena frase de um dos projetos da diretoria do zoo, seguindo a tendência dos maiores zoológicos do mundo. O zoo da Quinta da Boa Vista abolirá as jaulas em seu espaço de visitação, onde o novo visual será algo como troca dos antigos cercados por pequenas ilhas aos animais, além de fossos e vidros.

A outra novidade será o fato que o local dobrará de tamanho, bom para os animais e para os visitantes que poderão se entreter ainda mais no parque. O antigo terreno do Exército, localizado próximo ao zoo, será transformado no novo espaço do Riozoo, porém falta ainda o Governo Estadual aceitar, já que a ampliação será feita pela prefeitura e o terreno do exército pertence ao Estado do Rio.

Aos Sábados, os visitantes poderão não só conversar com os treinadores, mas assisti-los alimentando répteis. Anúncio no alto-falante vai avisar ao público. Mesmo com os animais com alimentação mais inusitadas, como as Cobras que comem roedores.

As aves serão colocadas em compartimentos de vidro, ajudando a melhorar a visibilidade dos visitantes e também ajudarão a aumentar a sensação de estarem livres.

Leões, onças e panteras ficarão restritos a ilhas, em que o visitante, do lado de fora, possa acompanhar os bichos. Os animais se sentirão livres, enquanto todos terão a total segurança.
“A proposta é um zoo moderno. Vamos ter espaço sem grades, porque isso está ultrapassado e pesa o ambiente”, contou a presidente da fundação RioZoo, Mônica Valéria Blum Rocha.
A Fundação Riozoo também publicará em Junho um novo site interativo, onde o visitante do site também conseguirá conhecer a história de cada um dos mil animais em exposição. Em Junho também começará o programa "Visitas Noturnas", já comentado neste blog, o qual os visitantes poderão ter uma visita guiada no zoológico durante a noite, período onde a maior parte dos animais estão mais agitados.

Hoje, o zoológico tem uma média de 45 mil visitantes por mês, enquanto em meses especiais chega a mais de 110 mil, como é o caso do mês das crianças, outubro.Por isso, o projeto é colocar também guias poliglotas no espaço.


Há atualmente 700 espécies no parque, e a direção deseja colocar novos animais, como gorila e de rinocerontes, ambos ainda proibidos por algumas leis da fauna.



A Quinta da Boa Vista, parque onde é localizado o Zoológico, também receberá alguns investimentos, começando com a melhora da iluminação, acumulo de lixo, aumento dos guardas e melhoria dos jardins destruídos. A nova iluminação melhorará 70% a luminosidade.

Haverá também uma passarela até a Estação de Metrô e um elevador na estação São Cristóvão para facilitar o acesso.

Com isso, o zoológico certamente será ainda mais uma diversão garantida no Rio de Janeiro.



Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 13 de Maio de 2010
Foto: Entrada do Zoológico da Quinta da Boa Vista, riozoo, zona norte do Rio de Janeiro

4 comentários:

  1. boa noite sou guia turista em breve estarei ai com um crupo depençoas ,em julho,

    ResponderExcluir
  2. boa noite sou guia turista em breve estarei ai com um crupo depençoas ,em julho,

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos.Ótimo dia.
    O Zoo me espera por mais atrações vivas de lindos animais.

    ResponderExcluir
  4. vou nesse zoo amanha ieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeebaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.