COI diz que Rio de Janeiro está no "caminho certo"


Presidente da comitiva do COI chega ao Rio para vistoria e diz que Rio ‘fez um bom começo’ para 2016

http://s.glbimg.com/es/ge/f/original/2010/05/20/eduardopaes_presentecoi_div_30.jpg

O Rio de Janeiro desde que recebeu a noticia que sediará as Olimpíadas de 2016 está trabalhando a todo vapor para preparar a maior festa olímpica de todos os tempos. E como ontem aqui neste Blog, a Comissão de Coordenação do Comité Olímpico Internacional (COI) chegou ao Rio de Janeiro para uma vistoria do andamento dos projetos. A comissão examinou vários pontos da cidade e confirmou que o Rio está no "caminho certo" já durante a primeira visita do grupo.


"Estamos a ver os planos começando a ganhar forma. Agrada-nos ver que o apoio do Governo aos Jogos Olímpicos continua a ser tão sólido como no início. Não há dúvida de que as Olimpíadas de 2016 terão um papel fundamental no rejuvenescimento do Rio de Janeiro", declarou Nawal El Moutawakel, presidente da Comissão de Coordenação do COI.

A presidente da comissão também comentou sobre o amor do Rio ao esporte:

"O amor é o mesmo pelos Jogos. Mas há muito ainda a ser feito, temos seis anos pela frente"

A equipe já visitou as instalações dos jogos e elogiou o projeto inteiro e a Cidade Maravilhosa, apesar de um dos membros ter sido "assaltado" no Aeroporto de São Paulo (caso ainda em investigação). A presidente também visitou os estúdios da Globo e Record, empresas televisivas que farão a coberta no país da sede dos jogos.

"O Rio fez um bom começo. Fez uma base sólida, mas o escopo do projeto olímpico é imenso e é importante não perder tempo. O que é fantástico é ver que os 26 esportes planejados para os Jogos agora têm casa e que as instalações estão asseguradas. Também ficamos satisfeitos de ver que todo o Brasil continua por trás dos Jogos, o que foi enfatizado pelo forte apoio de todos os níveis do governo".

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também fez o pedido para mudar os locais das competições de badminton, boxe, levantamento de peso e tênis de mesa da Barra da Tijuca para a Zona Portuária, centro do Rio de Janeiro. Porém o Comitê afirmou que "Não Haverá mudanças nos locais de competições".


Mas mesmo assim a Zona Portuária conseguirá ter importante participação olímpica nas áreas de parte da vila de mídia; vila de árbitro; centro de mídia não credenciado (em Pequim, recebeu cerca de dez mil jornalistas); centro de tecnologia; centro de operações; centro de credenciamento de staff e voluntários; e centro de distribuição de uniformes.



O único "puxão de orelha" até agora foi o fato do Brasil não haver criado ainda a Autoridade Pública Olímpica. A autoridade é um consórcio público que reúne os governos federal, estadual e municipal, este que precisa ainda da aprovação do Congresso Nacional.



A comissão irá embora da cidade no Sábado e até lá participará de um Seminário de Orientação do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) para discutir os desafios e as operações de organização dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016.


No final das contas, foi provado a todo o mundo que o Rio tem capacidade para sediar as Olimpíadas de 2016.



Texto escrito e publicado por Rafael Oliveira, 20 de Maio de 2010
Foto: Eduardo Paes e Nawal El Moutawakel

2 comentários:

  1. Já viu o Trailer 3D de animação ambientado no Rio? Aliás, o nome do filme é RIO. É dos mesmos produtores de ´´A ERA DO GELO´´.Aí vai o link:
    http://www.youtube.com/watch?v=5eERUNj9Q_s

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Luíz Felipe, eu fiquei sabendo que já saíra o trailer e o procurei por vários lugares. Você me ajudou bastante.... Agradeço o link e boa semana

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.