Rio de Janeiro terá referência em transplante


Niterói ganhará hospital estadual de referência para transplantes

[Img37130[2].jpg]

A cidade de Niterói e o estado do Rio de Janeiro ganharão um hospital de referência para transplantes no próximo ano.

Este faz parte do Programa Estadual de Transplantes (PET), que prevê o aumento da captação de órgãos e da realização de cirurgias para todos os fluminenses.

A cidade de Volta Redonda ganhará também no dia4 de Maio um Banco de Olhos, o qual também faz parte do programa.

O Programa também espera ampliar o número de doadores em todo o território fluminense. O número atual é 4,4 (a cada um milhão de habitante) e o programa espera aumentar para pelo menos 10 (por 1 milhão de habitantes).

O projeto é do atual Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.
- Cinco hospitais privados poderão fazer cirurgias pelo SUS (Quinta D`Or, Barra D`Or, Hospital de Clínicas de Niterói, São Vicente de Paula e Hospital Adventista Silvestre). Caso a unidade pública apresente algum problema que impeça a cirurgia, o paciente não será prejudicado e fará a cirurgia no hospital particular credenciado. Mas os transplantes continuarão seguindo a lista - disse Côrtes.

O hospital ficará localizado no antigo prédio do Hospital Santa Mônica e será referência no estado e no país. No início fará apenas cirurgias no fígado e rins, mas com o tempo as demais cirurgias também serão feitas.


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 26 de Abril de 2010

Um comentário:

  1. A luta daqueles que necessitam ser transplantados é dolorosa e atinge toda a família dos que precisam. É fundamental que a sociedade assuma sua responsabilidade neste setor, cobrando dos governantes e legisladores leis e determinações que assegurassem seus direitos. Convido a todos a conhecerem as idéias de Rogério Leitão sobre este assunto tão importante. Visitem www.rogerioleitao.com.br e ajudem nesta empreitada!

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.