quinta-feira, 22 de abril de 2010

Rio ainda comanda o Brasil politicamente....

Mesmo depois de 50 anos com a transferência da Capital do Brasil, o Rio continua sendo local da tomada de decisões do poder executivo.

http://1.bp.blogspot.com/_4-e3tkkKp9Y/SruThlpZsYI/AAAAAAAAAgw/-bGNyMiC-oA/s320/relogio.jpg


Apesar de todo o esforço do governo federal em tirar o status de Rio de Janeiro como capital política, cultural e social da nação. Mas a realidade é que o Rio nasceu para ser a cidade modelo do Brasil, onde acontece todas as tomadas de decisões e é a vitrine internacional do Brasil.

O Rio é a porta de entrada internacional do país, não apenas no turismo, mas com a vinda de políticos e celebridades politicas ao país, o interesse internacional tem seus olhos aqui. O Rio continua sendo o local favorito para eventos internacionais, como os da Organização das Nações Unidas e os Fóruns Econômicos.

O Rio ainda concentra o maior número de servidores civis ativos da União, com quase o dobro do contingente do Distrito Federal.

O Rio recebeu três agências reguladoras federais que se implantaram no Estado: ANP (Agência Nacional do Petróleo), ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e a Ancine (Agência Nacional do Cinema). A maior delas, a ANP, emprega 566 funcionários.

O Rio também é a capital em vários setores, como publicação, literatura, cinema, petróleo, mídia, pré-sal, e até mesmo conta com a maior parte das empresas brasileiras, além de ser o estado onde vive o homem mais rico do país.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro continua também sendo a maior do país e a que mais contrata servidores públicos, apesar de ser uma faculdade que sobrevive com recursos próprios já que não recebe qualquer incentivo do Governo Federal.

O Rio é uma cidade financeira que conta com dois aeroportos de grande porte dentro dos limites da cidade, e um mega porto marítimo dentro do coração financeiro da cidade, diferente de cidades como São Paulo que depende de outras cidades vizinhas para ambos transportes.

Mais de 90% das vacinas do país dependem da Fiocruz e até mesmo o país precisa do Rio para firmar uma imagem de crescimento.

Se o estado do Rio fosse , este seria um dos países com a maior Marinha do mundo, de tantos quartéis que o estado possui, principalmente na capital. Além de quase 90% do petróleo nacional.

Eletrobrás e suas subsidiárias, Petrobras, BNDES, Casa da Moeda e IRB Resseguros somam quase 30 mil funcionários. Estas empresas que instalaram-se no Rio e são reconhecidas em todo o Mercosul devido a administração carioca.

O Ministério da Cultura mantém mais da metade (55%) de seus funcionários na antiga capital federal, que concentra seis de seus museus.

Ainda há reflexos de hospitais federais de quando o Rio era a capital, e que a atual capital federal não conseguiu seguir devido a bagunça politica com a mudança da capital. Ao contrário, com a mudança da capital toda a nação passou a receber menos hospitais e escolas federais. E não foi apenas com isso que o Brasil perdeu com a mudança da capital, Brasília e JK são os pais da dívida externa e da crescente inflação no país. Quando o Rio era capital, um salário mínimo poderia sustentar muito bem uma família de médio porte, enquanto hoje nem uma de pequeno porte consegue tal condição.

Toda a nação cresceu em várias esferas com a vitória do Rio para as Olimpíadas de 2016, inclusive a imagem do país no exterior, que se não fosse o Rio, o Brasil seria apenas mais uma Suriname com Floresta Amazônica. Imagina a imagem que o país teria com uma capital como o RIO?

Como podemos ver, o Brasil saiu perdendo mais com a mudança da capital do que o próprio RJ. Se o país conseguiu isso tudo com uma cidade que não é a capital e modelo oficial do país, imagine se fosse.... Porque o Rio deixou de ser a capital, mas se tornou uma das 30 cidades mais ricas do mundo e uma das mais conhecidas cidades-estados do planeta.

O Brasil que era visto com uma politica limpa a favor dos trabalhadores, hoje tem a segunda politica mais corrupta do mundo. O Brasil que tinha uma educação exemplar no mundo, onde pessoas que fizeram apenas até a quarta série se tornaram ícones da literatura brasileira, hoje nossa educação é um total descaso. E por aí vai... JK foi eleito como um ex-governador corrupto e foi pai dos bandidos da nossa Brasília. Se o Brasil está desse jeito, devemos a mudança da capital. Até porque até para a construção de Brasília, dava para construír mais de 3 brasílias, ou metrô para quase todas as cidades, ou universidades para todos, ou saúde de primeira, urbanização do interior e nordeste, investimentos em industrialização no interior da nação, combate a violência em todo o país, ou até um pouco disso tudo e muito mais.

Este post não tem o ideal de atacar Brasília, muito menos os brasilienses, mas deixar bem claro a politica atual nacional a todo e qualquer brasileiro.


Abaixo algumas fotos de palácios de quando o Rio era capital, apenas por curiosidade:


Antiga câmara dos deputados, o atual Palácio Tiradentes:http://www.rem.org.br/img/alerj.jpg

Antiga câmara dos Senadores (Com a transferência da capital o prédio foi demolido):
http://valacomum.files.wordpress.com/2008/09/palacio-monroe.jpg

Antiga residência da Princesa Isabel, Antiga residência oficial do presidente, Antiga Prefeitura e Atual sede do Governo Estadual:
http://www.governo.rj.gov.br/visita_virtual/guanabara/gua_img/gua_foto01a.jpg

Antiga mansão da família Guinle (Dona do Copacabana Palace), residência oficial do presidente na era JK, e atual residência do Governador do Rio de Janeiro:
http://www.governo.rj.gov.br/visita_virtual/laranjeiras/lar_img/lar_foto01a.jpg

Antigo Ministério de Relações Internacionais:
http://farm3.static.flickr.com/2134/2198623128_f055ccd4be.jpg

Antigo Supremo Tribunal Federal, atualmente sem função:
http://farm3.static.flickr.com/2236/2198623378_5034332525.jpg

Antigo Ministério da Fazenda, atual Museu da Fazenda:
http://farm3.static.flickr.com/2383/2198626090_39399c8ae4.jpg


Palácio Pedro Ernesto, atual câmara dos vereadores do Rio de Janeiro:
http://www.almacarioca.com.br/imagem/fotos/pern01.jpg

Palácio do Catete, antiga sede do poder executivo:
http://farm3.static.flickr.com/2309/2198611922_10b806bd69.jpg

Atual sede da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro:
http://farm3.static.flickr.com/2211/2197838697_dec7870d24.jpg

Antigo Ministério da Guerra (Ao lado de um relógio que seria orgulho de chamar "Horário do Rio de Janeiro")
http://farm4.static.flickr.com/3025/2989184520_1a22acc370.jpg

Antigo Ministério da Educação, Palácio Gustavo Capanema:
http://farm2.static.flickr.com/1356/1469328213_dc8e15aa72.jpg?v=0

Edificio Castelo:
http://img.photobucket.com/albums/v219/zehh/ednilomexecastelo1.jpg

Antigo Ministério do Trabalho:
http://img46.imageshack.us/img46/3792/castelo107b.jpg

Atuais Secretarias Estaduais do Rio:
http://img46.imageshack.us/img46/6541/castelo007m.jpg

Atual Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro:
http://img98.imageshack.us/img98/9295/castelo012.jpg

Aeronáutica:
http://img156.imageshack.us/img156/9813/castelo093.jpg

Bem, eu vou parar por aqui, se não a página ficará muito pesada para carregar, principalmente aos que tem uma conexão lenta. Mas podemos ver que Brasília pode até ser um modelo de centro moderno, mas o Rio além de ser ainda mais moderna, também é um exemplo do clássico da arquitetura mundial em seus prédios administrativos. E olha que a beleza externa desses prédios não é nem a metade delas internamente. O Brasil simplesmente perdeu a chance de ter a capital mais bonita do mundo, que além de grande beleza, também seria uma capital de uma esperança real a 'todo o brasileiro'.





Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 21 de Abril de 2010

3 comentários:

  1. Olá,Rafael. Sempre leio os seus posts e só agora deu uma grande vontade de comentar, vc possui a mesma visão do Rio do que eu. O que me admira nos seus posts é que não precisar citar a palavra "Rio" e com isso ter que citar um problema, vc fala tão bem do Rio como ninguém, e , está certo. Todo mundo já falam coisas horríveis e até injustas. A questão é que: "a vida é da maneira que a observamos", " se os seus olhos forem bom o seu corpo terá luz; se os teus olhos forem mal o seu corpo será tenebroso". A maneira que olhamos a vida ela é, não precisa olhar para o Rio e olhar só para os problemas. E esse post foi perfeito, a importância do Rio para o Brasil é muito grande, o Brasil não seria nada sem o Rio. A capital tem que voltar para o Rio, acredito que um dia volte, espero estar certo. Talvez com muitas guerras na época a necessidade de Brasília foi muito importante, mas os tempos mudaram e o mundo também, Rio é a capital oficial e só os políticos não percebem isso. Mas tem... sei lá... algo que me diz que essa capital vai voltar.
    Para comparar Brasília tentou ser sede olímpica e o COI não aceitou. O Rio tentou 5 vezes e uma foi escolhida. O Rio chegou a ser até avaliado, mas não passou, para tudo tem a sua hora e a nossa chegou. Brasília foi literalmente descartada. Todos os cariocas deviam ter a sua visão de olhar para o Rio. Boa sorte e continue com o seu blog, que é excelente!

    ResponderExcluir
  2. Wendel Guimarães24 de abril de 2010 18:01

    Como os prédios do Antigo Ministério da Fazenda e do Ministério da Guerra são imponentes cara...Uma pena não sermos mais capital =/

    ResponderExcluir
  3. Wendel, eu acho muito triste o fato do Rio ser uma cidade com potêncial de capital e ter tantos edifícios magnificos para serem prédios importantes e estão na realidade ou fechados ou como pequenos museus. Uma pena mesmo não sermos mais a capital.

    E o mais lamentável é que, quem mais perdeu com isso foi o país e os brasileiros e não só o Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta o nosso site com o facebook e Google+