Rio de Janeiro recebe selo economico exclusivo no Brasil


AgĂȘncia internacional concede grau de investimento para o Rio de Janeiro

http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A3/2601/84D8/0126/1DC3/9A8B/3388/presidente-vargas-rio.jpg

Mais uma boa noticia para a economia do Rio que coloca agora o Rio através de um selo que coloca o Rio de Janeiro como cidade financeira do país.

A agĂȘncia norte-americana de classificação de risco Standard and Poor's (S&P) concedeu grau de investimento ao Rio de Janeiro. Com isso o Rio de Janeiro Ă© o primeiro estado do Brasil a conseguir tal nota.

A S&P tambĂ©m confirmou que o Rio mereceu tal mĂ©rito devido a "Forte gestĂŁo que prevalece no Estado (do Rio de Janeiro) nos Ășltimos trĂȘs anos". AlĂ©m que a prĂłpria agĂȘncia tambĂ©m comentou que o Rio de Janeiro Ă© um lugar tanto bom para investir como tambĂ©m como um estado confiĂĄvel para pedir dinheiro emprestado por ser um bom pagador, uma nota importante caso o Rio queira pedir dinheiro emprestado a orgĂŁos internacionais para as OlimpĂ­adas de 2016.

"O Estado do Rio de Janeiro se mantém apoiado por uma economia forte e diversificada, com um PIB per capita estimado em cerca de 25% acima da média do Brasil. O desenvolvimento dos campos do pré-sal vão continuar dando suporte à economia no médio prazo", diz a S&P, em nota
O Secretårio Estadual de Fazenda, Joaquim Levy comentou também sobre o fato:
- O "investment grade" då ao Rio condiçÔes muito mais favoråveis para conduzir suas políticas de investimento, que preveem grandes projetos de infraestrutura, inclusive para os jogos Olímpicos e Copa do Mundo
A AgĂȘncia tambĂ©m lembrou que o Rio tem uma baixa dependĂȘncia das transferĂȘncias federais, o que dĂĄ maior agilidade para solução de "desafios fiscais".

Este tambĂ©m pode ser mais um ponto positivo para o fortalecimento da economia do Rio de Janeiro neste ano e nos prĂłximos, principalmente porque como comentado anteriormente, o Rio Ă© o Ășnico estado que recebeu tal honraria.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 31 de Março de 2010
Foto da Avenida Presidente Vargas, extraĂ­da do website da Rede de Noticias R7/Prefeitura

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Clique aqui para deixar um comentĂĄrio. Caso vocĂȘ nĂŁo tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.