Relavado alguns detalhes do Metrô da Barra


Metrô da Barra da Tijuca terá trecho sobre a superficie, mas passará por baixo da Floresta da Tijuca

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Como já comentado há alguns dias, as obras do Metrô da Barra da Tijuca já se iniciaram no dia 20 de Março, o qual tem como projeto ligar o Jardim Oceânico (Barra) até a Gávea, e a Gávea até a Linha 1.

Agora vamos comentar em alguns detalhes da nova Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, que a anos era esperado por muitos cariocas e moradores.

O trajeto da Linha 4 vai alternar entre trechos subterrâneos e na superfície.

A primeira estação será na Avenida Armando Lombardi, entre o Barra Point e a Unimed. A partir deste ponto a linha será subterrânea até a Igreja São Francisco de Paula, onde nesta região o metrô passará a ser na superfície, seguindo por uma ponte de 350 metros sobre o Canal de Joatinga. O canal de Joatinga liga a Barra da Tijuca (Zona Oeste) a São Conrado (Zona Sul). Esta ponte ficará a 15 metros do nível do mar e terá vista para a Estrada da Barra e a Avenida Armando Lombardi.

Logo depois o trajeto passa pela Floresta da Tijuca, o qual este trecho será totalmente subterrâneo. Um muro de proteção em torno da floresta será erguido para evitar a expansão de favelas e a destruição ambiental. As demais estações serão subterrâneas.

A Linha 4 do Metrô (Linha Barra-Gávea) terá um total de 9,86 quilômetros de extensão. As escavações começarão em aproximadamente 90 dias, enquanto isso até lá o solo de toda extensão está sendo verificado por profissionais da área.
Segundo o Governo Estadual, a expectativa é que até 2012 sejam entregues algumas estações, no caso as estações que ligarão a Linha 1 a Linha 4. As obras custarão um total de R$ 4 bilhões.


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 30 de Março de 2010

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