Outro chefe de estado internacional vem ao Rio de Janeiro


Lula recebe o “último ditador europeu” no Rio de Janeiro

http://i.telegraph.co.uk/telegraph/multimedia/archive/01008/lukashenko-460_1008828c.jpg

Depois de receber no ano passado em Brasília, sob fortes críticas, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ontem foi a vez de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser visitado, no Rio de Janeiro, pelo presidente da Belarus, Alexander Lukashenko, certa vez classificado pelo ex-presidente americano George W. Bush como “o último ditador” da Europa.

Durante a cerimônia de abertura do Fórum Mundial Urbano, na capital fluminense, Lula deixou o palco onde estava com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para conversar por alguns minutos com Lukashenko em uma sala reservada. Esta é a primeira viagem do presidente de Belarus ao Brasil. Seu giro sul-americano começou pela Venezuela, onde se reuniu com o presidente Hugo Chávez acompanhado de seu vice, Vladimir Semashko, que chegou antes ao Rio para preparar a visita.
– Podemos dizer com segurança que Belarus e Brasil têm posições similares sobre os principais assuntos da agenda internacional. Temos um enorme interesse no Brasil – adiantou Lukashenko antes do encontro com Lula.
O governo do presidente bielorrusso é tido como repressivo e autoritário. Entre as polêmicas nas quais está envolvido, há uma segundo a qual ele teria comparado Belarus à Alemanha nazista, sendo acusado de ter feito declarações antisemitas. Sob protestos de países como Estados Unidos e Israel, Lukashenko teve de se retratar, com o embaixador em Israel dizendo que palavras depreciativas aos judeus teriam sido uma brincadeira.


Texto postado no blog do Rafael Oliveira no dia 23 de Março de 2010
Texto extraído do jornal gaúcho ZERO HORA, 23/02/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.