Manifestação a favor do Rio


Segundo a Polícia, mais de 150 mil pessoas foram a protesto a favor do Rio de Janeiro


http://oglobo.globo.com/fotos/2010/03/17/17_MVG_passeataRIOObranco.jpg



A manifestação que prometeu entrar para a história do Rio de Janeiro, apesar da chuva, reuniu 150 mil pessoas no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Onde centenas de cariocas protestavam contra a emenda Ibsen, que diminui os royalties do petróleo para o Rio de Janeiro.

O prefeito Eduardo Paes terminou agradecendo a visita dos cariocas para o maior protesto da década no país.

Também esteve a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, já que Campos é uma das cidades que mais produzem petróleo no Brasil. Cabral e o Governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), também caminharam um trecho da Avenida Rio Branco juntos.

Sérgio Cabral também lembrou nesta manifestação que o Rio de Janeiro atualmente é o 2° estado que mais contribui financeiramente para o Brasil, porém é o 20º que recebe investimentos do governo federal.


O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) também estava lá, junto com os ministros do Trabalho, Carlos Lupi, e do Meio Ambiente, Carlos Minc.

- Cabe agora ao Senado resolver, sem prejuízo ao Rio. Por que o Rio terá que pagar esta conta, já que foi o estado que puxou a economia do Brasil e já foi capital da República? - questionou o ministro Carlos Lupi
Já Crivella garantiu que com esse protesto a emenda chega enfraquecida ao Senado e não será aprovada.

- O que está em discussão é mais do que o petróleo do Rio. É a relação entre os estados brasileiros - afirma Crivella.

A cineasta Carla Camurati, uma das representantes da classe artística que também foi à manifestação, avalia que a emenda do deputado é arbitrária e não deveria ter sido aprovada sem discussão.

- Se é para mudar as regras é preciso sentar e se discutir de uma forma mais ampla. O Brasil não tem só petróleo. Também tem minério e outras riquezas - afirmou.

De acordo com a cineasta, o que o deputado Ibsen Pinheiro realizou, por meio da emenda, foi um golpe com motivação política em um ano eleitoral, o que deve prejudicar o Rio de Janeiro, que enfim está se desenvolvendo na área de educação e saúde.


Até mesmo a apresentadora Xuxa Meneghel estava na manifestação e confirmou:,

- Eu sou gaúcha, mas escolhi o Rio para viver. Quem fez essa emenda, não deve ter nada na cabeça. Quem faz cinema, por exemplo, não faz para o Rio, faz para o Brasil - disse.


Resumindo. O Rio mostrou ao Brasil que tem voz e que vai lutar por seus direitos. E o Rio está disposto a ficar com o nosso Royalty e caso o governo federal insista nessa emenda, o próximo passo será "Separa Rio". Não vamos deixar os invejosos quebrarem o Rio. O que está no quintal do Rio de Janeiro pertence ao Rio de Janeiro e não a governadores bandidos e aproveitadores, fato o qual que o criador desta idéia maluca foi o famoso Ibsen Pinheiro, um dos anões do Orçamento, o qual foi encontrado quase 1 milhão na conta dele sem explicação por desvio de dinheiro público e que agora quer desviar o dinheiro do Rio.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 17 de Março de 2010

Um comentário:

  1. Se essa emenda realmente for sancionada , teremos a certeza de que o nosso país só tem, como diria um escritor muito famoso, políticos ´´ Muquiranas ´´, pois muitos estados e municípios vão quebrar , literalmente!
    O que se viu acontecer no congresso nacional, durante a votação da emenda Ibsen , foi uma enxurrada de bravatas de um nacionalismo roto e barato, onde representantes do povo protagonizavam umas das páginas mais vergonhosas de nossa história recente! Não fossem as tentativas torpes de jogar quase toda a população brasileira contra dois estados da nação, que nada mais queriam do que ver seus direitos preservados, numa ação que mais lembrava um ´´ arrastão ´´, onde a maioria esmagadora oprime a minoria indefesa, poderia - se dizer que o que vimos, naquele dia, nos remete a uma ´´stand up comedy ´´! É essa a melhor imagem. Não temos outra, porque, justamente aqueles que sempre estão prontos a meter a mão no bolso do povo, vêm, agora, dizer que se preocupam com a distribuição de verba no Brasil! Assim eu não agüento, só rindo, rindo muito!
    Eu pude perceber uma coisa com essa situação, é que muitos têm inveja do Rio e nem querem saber se é justo ou não, querem mais é ver o Rio se ferrar. Pude constatar isso nos inúmeros comentários que li na internet.! Tem gente vibrando, só porque acha que, assim, o Rio não vai poder fazer as OLIMPÍADAS! Pois podem tirar o cavalinho da chuva! EU DUVIDO QUE ISSO ACONTEÇA! EU MUDO DE NOME! NO BRASIL É ASSIM, SE ALGUAM COISA FAZ SUCESSO, TODO MUNDO SECA! ISSO VALE PARA PESSOAS E POVOS COMO UM TODO


    Por fim, acho que esta questão de Royalties deveria ser CLÁUSULA PÉTREA, pois foi proposta, votada e inserida na Constituição Federal para corrigir um erro cometido contra unidades da federação e, além disso, proteger o meio ambiente da degradação provocada pela exploração do petróleo. E tem mais: foi fruto de um acordo em que todos concordaram. Foi um consenso e não maioria simples. Agora que tão vendo que vai rolar muita grana, o olho cresce e querem abocanhar o que não têm direito!



    Me chamem de bairrista, ufanista e quantos ´´istas ´´ quiserem, mas EU SOU APAIXONADO MESMO PELA MINHA TERRA, TANTO O RIO , QUANTO O BRASIL! NEM POR ISSO, DEIXO DE VER AS MAZELAS... MAS, AINDA ASSIM, EU A-DO-RO!

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.