Lula quer ser Secretário Geral da ONU?


'The Times' diz que presidente Lula deseja ser Secretário-Geral da ONU

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e2/Lula_Pernambuco115935.jpeg


O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o The Times, estaria a considerar a possibilidade de ser o próximo Secretário-Geral da ONU (Cargo máximo da organização), substituindo o coreano Ban Ki-moon.

Segundo o diário britânico:

"Diplomatas dizem que Lula da Silva, que deixa o cargo em Janeiro, pode buscar o posto mais alto da diplomacia mundial quando o primeiro mandato de Ban Ki-moon expirar, no fim de 2011".

Segundo o The Times, a ideia teria vindo primeiramente do presidente da França, Nicolas Sarkozy, durante o encontro do G20 que aconteceu em Setembro de 2009 em Pittsburgo, EUA.

Marco Aurélio Garcia, assessor da Presidência para assuntos internacionais, foi questionado sobre o assunto e não negou a possibilidade:

"Ele (Lula) tem um grande interesse em questões internacionais, no processo de integração da América do Sul" - Declarou Marco Garcia - "Ele tem uma grande paixão pela África. Ele realmente quer fazer algo para ajudar a África".

O The Times elogiou o presidente brasileiro e comentou que Lula tem um estilo pessoal e tem grande capacidade para manter relações amigáveis com todos os lados, vindo desde China, EUA, Irã e até mesmo Israel. Elevando assim o reconhecimento internacional do presidente.




Porém, a Times lembra que tanto os EUA como também a Inglaterra tem direito de veto sobre a indicação do cargo de secretário-geral da ONU. E o presidente Lula recentemente desagradou ambos países.

Para os que não sabem: As ilhas Malvinas pertencem a Inglaterra, apesar de estar na costa da Argentina. As ilhas já pertenceram aos nossos vizinhos argentinos, mas foram tomadas pela Inglaterra em 1983, causando a ditadura na Argentina. O povo argentino agora deseja seu território de volta, mas maior parte dos habitantes da ilha são britânicos. No meio dessa guerra, o presidente Lula estaria do lado da Argentina.

Todos nós sabemos também a posição dos Estados Unidos contra o Irã. E nós também lemos que o presidente presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, veio a pouco tempo no Brasil.

Segundo a reportagem, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, teria considerado as iniciativas de Lula pela paz no Oriente Médio como "risivelmente ingênuas".

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 21 de Março de 2010

2 comentários:

  1. EIKE . Quero ser uma pequena empreendedora , mas para isso preciso de sua ajuda . Doa para mim uma maquina overlok industrial e uma colarete . sou Sanjoanense vizinha da querida prefeita Exm . SR CARLA MACHADO . A prefeita nota 10. Bjs EIKE vc é abençoado.

    ResponderExcluir
  2. Meu site de trabalho: artemarajoara.golbiz.com.br resgates amazônicos.
    Preciso de ajuda pra divulgá-lo agradeço antecipadamente, Wheverton Levy. S. Miranda.
    Esse trabalho provem de seis anos de resgates de resíduos florestas tais como raízes cipós âmagos de arvores galhos etc.. Dentro da área Amazônica,ate a onde tive acesso. Relatados nos históricos das peças. to com imensa dificuldade de manter o acervo de 300peças de ecos-escultura,se pudesse conseguir um patrocínio continuaria o acervo ate conseguir as mil peças para tombar como patrimônio cultural esse é meu sonho, porque paraense também sonha.
    Em quanto isso todas as pessoas terão a oportunidade de coseguir uma coleção de 50 peças únicas escolhidas dentre as 300 com um valor simbólico de R$500000,00

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.