Rio de Janeiro ganhará museu de referência mundial em 2012


Noticias sobre o Museu do Amanhã, o museu de referência mundial que será inaugurado em 2012 no Píer Mauá

http://nymag.com/daily/entertainment/16_calatrava_lg.jpg


O projeto que visa revitalizar a abandonada zona portuária do Rio de Janeiro e transformá-la em referência turística nacional ganha mais força. Além do anfiteatro e o maior aquário marinho da América Latina, esta área ganhará o Museu do Amanhã, museu de referência a sustentabilidade e que deverá ser inaugurado durante o congresso da ONU sobre tal tema, RIO+20.

O museu será projetado pelo espanhol Santiago Calatrava, o qual se encontra no Rio de Janeiro e também assistiu ao desfile das escolas de samba no Sambodromo. Para quem não sabe, Santiago Calatrava é um dos maiores arquitetos e engenheiros do planeta, famoso por muitos arranha-céus em Nova Iorque, a belíssima "Cidade das Artes e das Ciências" na Espanha, a torre de Montijuic em Barcelona, a Estação do Oriente em Lisboa, o Complexo Olímpico de Atenas, a Ponte de La Cartuja na Espanha, a Puente del Alamillo também na Espanha, além de ser um dos arquitetos cogitados a construir o edifício World Trade Center Transportation Hub.

Santiago pretende apresentar o projeto carioca em até nove meses e calculou que as obras deverão levar entre 16 e 20 meses. O projeto, que também é patrocinado pela Fundanção Roberto Marinho, inaugurará em Setembro de 2012, com orçamento de R$ 65 milhões.

O arquiteto visitou a Zona Portuária e comentou:

- A relação entre a cidade e a paisagem em seu entorno é extraordinária. O cais onde deverá ficar o museu tem um relação muito interessante com as construções históricas ali existentes.

O arquiteto comentou que o projeto irá levar em conta a vista para o mar e para as futuras construções no local, e será construído o mais próximo linha à d´água, enquanto o seu entorno será preenchido por um imenso jardim:

- A área requer um tratamento especial. Queria que houvesse uma conexão entre parque e o museu, cujo projeto será sustentável. Isso permitiria restituir a maior parte do solo do cais à população Hoje, boa parte daquilo está praticamente deserto - disse Calatrava.

Como comentado anteriormente, o Museu do Amanhã será um museu com referência a sustentabilidade com a proposta de "Refletir sobre as questões que hoje afetam o planeta, como o aquecimento global" e será um novo ponto turístico, econômico e cultural do Rio de Janeiro.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 17 de Fevereiro de 2010
OBS: A foto acima é do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e não tem referência ao Museu do Amanhã

Um comentário:

  1. Porque estas coisas boas vivem sempre escondidas em jornais???
    Oba! Mais cultura para o Rio!

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.