Salário Mínimo


Governo Anuncia Aumento de Salário Mínimo para 2010

http://parazinet.files.wordpress.com/2009/08/salario.jpg

O Brasileiro ganhará mais um presente de natal para 2010. Desta vez virá do Ministério de Planejamento, o qual o ministro Paulo Bernardo prometeu que irá aumentar o salário mínimo em 9,67% (R$510,00) para os brasileiros a partir de Janeiro. Outros que também poderão usufruir do beneficio serão os aposentados, mas antes, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, deverá dar a palavra final se aceita ou não tal benefício.

Aqui no Rio de Janeiro, os fluminenses também ganharão uma boa noticia, já que o governador do estado, Sérgio Cabral, confirmou que também aumentará o salário mínimo para os trabalhadores em todo o estado, através de um reajuste de 13,5%. O aumento já foi aprovado pela ALERJ e estará em vigor a partir de 1° de Janeiro, quando o salário mínimo do estado do Rio de Janeiro será de R$ 581,88.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 24 de Dezembro de 2009

4 comentários:

  1. Como é isso de salário do Rio ? Não tem que seguir o salário nacional ? Como é ?

    ResponderExcluir
  2. Oi. É assim que funciona: O Governo Federal estipula um salário mínimo para todo o Brasil, o qual deve ser seguido em todos os estados.

    Porém, cada estado pode estipular um salário mínimo superior ao federal, no caso, este estado terá um salário mínimo maior do que o estipulado pelo governo, mas este salário estadual não pode ser inferior ao federal.

    O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a ter um salário mínimo superior ao federal. E até hoje tem o maior salário mínimo do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Sim....Mas as empresas são obrigadas a pagar o salário mínimo Estadual ???? Porque no meu emprego,vão aumentar de acordo com o piso federal...Ai eu fico em duvida...Mas valeu pela informação !

    ResponderExcluir
  4. No caso eu citei o piso para empregadas, tudo depende o emprego o qual você tem. Sendo servidor público, você seguirá o salário mínimo da tua repartição. Já alguem da iniciativa privada deve seguir o piso estadual para iniciativa privada que é superior a este o qual eu comentei no post acima, eu realmente só não sei ainda qual será o valor exato. Mas, eu recomendaria ficar atento a este piso estadual e se a tua empresa está seguindo a lei.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.