Investimentos em Ciclovias no Rio de Janeiro


Projeto visa criar passarelas suspensas para ligar as ciclovias na orla

http://oglobo.globo.com/fotos/2009/12/18/18_MHG_ciclovia2.jpg

O Rio de Janeiro deseja entrar na estreita lista de cidades que transformaram a bicicleta como meio de transporte, juntando-se a cidades na Inglaterra, França, Itália e Estados Unidos. Não como uma caminhada da roça até o trabalho, mas em um moderno sistema de ciclovia, o qual o Rio com certeza já tem as mais belas do planeta. Ainda mais em uma cidade ladeada por um grande parque linear à beira-mar e dotada de ciclovias

Afinal, bicicleta além de saudável é também não poluente.

O novo projeto do Rio é criar duas novas interrupções, uma no trecho da Avenida Niemeyer e outra no Joá, o que impossibilita o acesso por meios não-motorizados entre Zona Sul, Vidigal, São Conrado e Barra.

O Rio construirá duas passarelas suspensas, serpenteando as encostas sobre a rocha, entre o mar e a vegetação, ou seja, nem a construção da ciclovia atacará o meio ambiente. A Avenida Niemeyer, por ser mais livre de interferências que o Joá, comportará uma passarela mais larga, com pista para pedestres.

No Joá, a passarela é mais estreita e se apóia na estrutura do elevado. É mais fechada e de forma tubular, permitindo uma sensação de maior estabilidade e segurança para o ciclista, além de funcionar como proteção acústica contra o som dos automóveis.

E com certeza não será apenas um meio de transporte, mas também um ponto turístico localizada na capital esportiva mundial.


Texto escrito por Vanessa e Rafael, baseada no POST de Renata Bolliger, postado no dia 20 de Dezembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.