Inauguração do Metrô de Ipanema


Estação General Osório (Ipanema) será inaugurada neste mês

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/86/Metr%C3%B4_Cantagalo.JPG/800px-Metr%C3%B4_Cantagalo.JPG

O metrô do Rio de Janeiro já entrou tanto para a história como para o cotidiano de muitos cariocas, o projeto iniciou-se em 1970, dois dias após a vitória do tricampeonato da seleção brasileira. As obras começaram na Glória e tinha como projeto ligar a Tijuca até Ipanema. Mas muito mudou nesse tempo, outras estações foram instaladas, modernização, deslocamentos e depois de muitos anos de história, finalmente a estação de Ipanema será inaugurada.

O grande dia da inauguração será nesta segunda-feira, as 15h. Na inauguração estará o presidente Luiz Inácio da Silva e o governador Sérgio Cabral. Mas os usuários poderão usar a estação na terça-feira.

A obra custou cerca de R$ 420 milhões, a maior parte financiada pelo BNDES, sendo a terceira maior estação do metrô na cidade (perdendo para as estações Carioca e Estácio), mas ganhando o título da estação mais moderna do Rio, com 12 elevadores, 17 escadas rolantes e seis esteiras rolantes, tudo isso feito para uma média de 20 mil passageiros por dia.


Nesta segunda-feira também será inaugurada a conexão direta Pavuna-Botafogo, que eliminará a baldeação no Estácio.



Mas o metrô não para de crescer:

A Estação Cidade Nova (Em frente ao prédio-sede da prefeitura) será inaugurada ano que vem.

A Estação da Rua Uruguai, na Tijuca, está prevista para 2014.

E até as Olimpíadas de 2016 haverá estações até a Barra da Tijuca, passando ainda por Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Leblon (duas), Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico (Barra). A previsão é que as obras comecem em Março, mas ainda falta verbas para o projeto.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 20 de Dezembro de 2009
Foto da Estação Cantagalo, Metrô Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.