Mergulhadores encontraram tesouro chinês no mar carioca


Mergulhadores Cariocas encontram Nau Portuguesa com tesouro chinês

http://veja.abril.com.br/050901/imagens/arqueologia2.jpg



Uma equipe de pesquisadores-de-mergulho encontraram, perto da costa do Rio de Janeiro, restos de uma antiga nau portuguesa do século XVIII (18), o qual havia naufragado em 1722, próximo a Baía de Guanabara.

A descoberta contém uma carga avaliada em 670 milhões de euros. A nau contia 126 preciosas peças de porcelanas que pertenciam a era do imperador chinês Kangxi (1662-1722) e a dinastia Qing (considerada uma das dinastias mais valiosas da história chinesa).

Possivelmente, esta embarcação é o famoso "Navio Rainha dos anjos", o qual era procurado por pesquisadores do mundo inteiro e já ganhou artigos como na Veja e SuperInteressante.

"A Rainha dos Anjos tem a carga mais preciosa de todos os naufrágios da costa brasileira", afirma o almirante Guedes, diretor de Patrimônio Histórico e Cultural da Marinha

Segundo os pesquisadores, o Rio conta ainda com muitas outras embarcações ainda mais caras, afundandas sobre os mares do estado.

Só para ter idéia de quanto vale esta descoberta: A China promete oferecer muito dinheiro para qualquer um que encontrar cacos de porcelanas desta disnatia, o qual o único exemplar de vidro desta época está guardada em local de honra em um museu na China, mesmo estando em estado critico.

Os pesquisadores agora tem a missão de levar todo o material para a terra, mas a missão será muito cara, porém há já várias empresas internacionais interessadas em patrocinar as investigações arqueológicas, onde poderá trazer a primeira peça inteira deste tesouro chinês.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 15 de Novembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.