Arquitetos propoem mudança Radical de inovação para transporte carioca


Arquitetos cariocas criam solução inusitada para novo sistema de transportes para a cidade do Rio de Janeiro

http://oglobo.globo.com/fotos/2009/11/13/13_MHG_caminho-montanha.jpg

A cidade maravilhosa já conta com diversos pontos turísticos e modernos em vários cantos da cidade. A futura cidade das olimpíadas (2016) agora corre atrás para modernizar ainda mais o atual sistema de meios de transportes. Entre os projetos, há a expansão do metrô, melhoria nos trens da cidade, aumento na quantidade de ônibus, entre outros.

O jornal O GLOBO publicou um dos projetos criados por arquitetos autônomos. Um projeto onde muitos o adoram e muitos criticam. Muitos o idealizam como "genial" e outros como "totalmente insano".

O projeto original, na realidade, é de 1978, criado pelos arquitetos Sérgio Bernardes e do ecólogo florestal Pedro Paulo Lomba, onde viam um Rio de Janeiro totalmente futurista.

Bem, eu não deixarei vocês curiosos. O projeto visa aproveitar as belas montanhas que o Rio de Janeiro já tem: Uma metrópole mundial entre montanhas e praias. Estes arquitetos, desejam a criação de um trem aéreo que sobrevoaria as montanhas da cidade, principalmente entre os maciços da Tijuca, da Pedra Branca e de Jericinó. Este é o projeto "Caminho nas Montanhas"

Por exemplo, quem mora no Recreio, chegaria em Botafogo em 15 a 20 minutos. Além que você sairia do Jardim Botânico para a Tijuca em apenas 10 minutos. Tudo isso com uma beleza extraordinária da Cidade Maravilhosa.

Projetos como este, estão tentando firmar-se em cidades como Vancouver e na China, mas com o Rio seria algo mais espetácular, pelo fato do Rio contar com belíssimas montanhas verdes em centros urbanos espetáculares, ligando-os por cabos de aço apoiado em torres metálicas na cor verde.

Mas agora você deve pensar: "Este projeto é caríssimo". Segundo os arquitetos, o custo deste projeto é menor que o de construir estradas e uma nova linha de metrô, contanto ainda com cabines amplas, confortáveis, com uma visão panorâmica única e com capacidade para 50 pessoas em cada cabine.

Você deve também estar curioso: "Isso não traria males ao meio ambiente?". Os arquitetos também afirmam que seria totalmente o contrário, o corredor verde seria mantido e os cabos passariam por cima das árvores.

Outra boa noticia seria que este meio de transporte seria interligado a metrôs, trens e embarcações. Não trazendo apenas benefícios aos cariocas, mas também a população de Niterói que trabalha e estuda na capital fluminense.

Os trens também trariam melhor qualidade de vida para os bairros, diminuição de gases tóxicos na atmosfera e melhorias para o trânsito da cidade.

Pode realmente ser um projeto de maluco e quase impossível, mas vale lembrar que a Vista Chinesa, Floresta da Tijuca e Pão de Açucar, foram criticados como "projetos de lunáticos" antes de serem edificados. Além que seria mais que um meio transporte, mas também um novo ponto turístico e orgulho moderno do Rio de Janeiro.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 15 de Novembro de 2009

2 comentários:

  1. Rafael,

    Todos os genios são considerados loucos. Não desista do seu projeto!
    Tenho um blog para propor melhorias para o RJ e em especial para a área da Quinta da Boa Vista. Gostaria de uma ajuda de um arquiteto voluntário para fazer um projeto de canteiro de flores em torno da Quinta. Será que vc poderia ajudar? Ana Cláudia
    P.S. O endereço do blog é projetoquinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a expressão "Todos os genios são considerados loucos", pois na própria história vemos isso com os maiores gênios da humanidade. Aqui no Rio, o próprio idealizador do Pão de Açucar foi chamado de louco ao dizer que queria uma ligação por bondinhos em tais montanhas, fato que os políticos da época disseram que ele deveria posteriormente fazer uma ligação de bondinho para o hospício. Um projeto desses é magnifico e certamente eu apoio, apesar de eu não ser arquiteto ou entender sobre esta área.

    Mas infelizmente eu não consegui acessar o endereço do seu blog, ao acessar a Blogger anuncia como "Blog inexistente".

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.