Apagão 2009


Apagão na luz causa Apagão de problemas. Além de g rande sensacionalismo de jornais norte-americano

http://flammarion.files.wordpress.com/2009/06/apagao-brasil.jpg

O apagão ainda causa problemas, mesmo dias depois do seu término. Jornais do mundo inteiro anunciaram a falha da Usina de Itaipú:


O jornal norte-americano "The New York Times" informou que o apagão parou o Brasil por alguns instantes e citou que o problema foi relacionado a hidrelétrica de Itaipu.

Já a rede de noticias CNN comentou que Estados Brasileiros foram afetados por uma falta de energia elétrica e também disse que o problema foi relacionado a usina paranaense. A CNN também disse posteriomente que o problema causou um grande engarrafamento no Rio de Janeiro.

A NBC colocou na capa do seu site oficial o blecaute deixou São Paulo e Rio de Janeiro às escuras.

Já o jornal francês "Le Monde" publicou sobre a falta de luz nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além de parte do Paraguai. A rede de noticia também explicou que a Usina de Itaipu gera a maior parte da energia elétrica do Brasil.

Já o Jornal argentino "Clarín" exagerou quando disse que "Metade do Brasil" ficou no escuro.

A Reuters também exagerou afirmando que o apagão levou caos ao Brasil.

A Financial Times publicou que as ruas de São Paulo enfrentaram desespero e também afirmou que acontecerá ainda muitos outros apagões no futuro país da Copa.

Já o Espanhol "El Pais" disse "milhões de pessoas estavam sem luz no Brasil" e afirmou que várias pessoas ficaram desesperadas no aeroporto e metrô de São Paulo.


Já o jornal norte-americano CBS afirmou que o apagão brasileiro foi causado por haquers e falta de manutenção da usina, além que esta não seria a primeira vez que estes ataques causariam problemas de energia no Brasil, confirmando que o Brasil estaria em uma grave crise. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, repetiu o que a CBS publicou e ainda adicionou:
"Ataques deixaram outros países no escuro" - Afirmou Obama.
A estadunidense CBS também afirmou que um país que tem problemas de energia, não teria capacidade para Copa e Olimpíadas, além de ter mentido sobre arrastões no Maracanã e grandes assaltos na Avenida Paulista durante o apagão.

Vale lembrar que os Estados Unidos perdeu o posto olímpico para o Rio de Janeiro. E vale lembrar que tanto os Estados Unidos como também a futura sede das Olimpíadas, Londres, também sofrereram com apagões no passado. Sem contar dos ataques de haquers e terroristas que já levaram terror aos Estados Unidos. O ultimo apagão nos Estados Unidos aconteceu em 2003. Link 1. Link 2.

Segundo a Polícia Militar, não houve aumento de registros de crimes durante o apagão.


Porém o Apagão também trouxe problemas futuros ao Brasil, principalmente para restaurantes e lanchonetes. Como é o caso da Sorveteria Milli Mello, na Tijuca.

Para aqueles que tiveram algum prejuízo referente ao apagão. Veja as dicas abaixo:


Caso a sua geladeira ou freezer queimou, qualquer consumidor do Brasil poderá entrar em contato com a empresa de energia elétrica local, e assim poderão ser ressarcidos em dinheiro, conserto ou substituição. Vale lembrar que o prazo é apenas esta semana.

Aqui no Rio de Janeiro, para outros aparelhos danificados, basta ir a qualquer agência da Light ou Ampla, com o preço do orçamento do serviço de reparo dos aparelhos danificados e uma conta de luz para comprovar que realmente mora no Rio de Janeiro e usufrui dos serviços de tal empresa. Nos demais estados, o consumidor deverá ir até o Procon. A Light afirmou em seu site oficial que o limite de reclamação será 90 dias a contar desde esta quarta.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 13 de Novembro de 2009



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.