Revitalização de São Cristóvão


Revitalização de São Cristóvão terá até mesmo toque francês

http://riodejaneiro.cycity.com/thumb.php?image=imagens/servico/preview475.jpg&max=372

O grande bairro imperial do Rio de Janeiro, famoso por ter sido residência de Reis do Brasil e centro monárquico do país, mas que com o tempo sofreu o descaso. Este é o bairro de São Cristovão, Zona Norte do Rio de Janeiro, o qual deseja voltar a ser um endereço nobre e prestigiado da cidade.

Este antigo desejo começa a ganhar "corpo" e tem o objetivo de atrair turistas e moradores, além de empresários e diretores de museus. Este será o choque de urbanismo e luz em São Cristovão.

Com este projeto, São Cristovão ganhará quiosques, postes de iluminação, melhoria da iluminação nas ruas próximas a Quinta da Boa Vista, investimentos no Museu Nacional (através da criação do projeto "Som e Luz" e melhoria arquitetônica) e até mesmo a construção de uma passarela climatizada que terá até mesmo escada rolante e ligará o metrô ao parque de 540 mil metros quadrados.

Porém as novidades não param por aí. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, fizeram um acordo para melhorar ainda mais o novo plano urbanístico para São Cristovão, melhorando ainda mais a Quinta da Boa Vista, além de melhorias no entorno do estádio do Maracanã, integrando o estádio ao bairro imperial e fazendo uma integração melhor para ônibus da região.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 27 de Outubro de 2009
Foto da Quinta da Boa Vista, São Cristovão, Rio de Janeiro

9 comentários:

  1. Oi Rafael,

    Minha esposa e eu temos um blog para propor melhorias para o bairro, tais como: melhoria da iluminação, criação de canteiros de flores, poda de árvores e divulgar projetos culturais e sociais. Estamos precisando de um arquiteto voluntário para o projeto de canteiros de flores. Será que vc poderia divulgar no seu blog para ter um voluntário? O endereço do blog é projetosquinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sou moradora de São Cristóvão e concordo com a revitalização do bairro. Acho um dispedício um bairro tão tradicional com acesso rápido a região central do Rio, ser tão ignorado. Se investirem mesmo aqui, tenho certeza q irá crescer bastante e com a chegada de novos moradore por contas de novos prédios residenciais ..precisamos aumentar comércios e lugares para lazer.

    ResponderExcluir
  3. Cristiane, realmente São Cristovão (como muitos bairros da zona norte) merece muita atenção. São bairros muito bonitos, com grande potencial, muitos espaços ótimos para comercio, prédios de tradicional a moderno, história e fácil acesso a muitos pontos da cidade, principalmente o centro.

    Porém há décadas vemos o total abandono em uma área que tem de tudo para trazer até retorno financeiro para a cidade. É necessária a modernização da região, investir em segurança e urbanização e trazer projetos para atrair novos moradores.

    Porém é uma região que poderia ganhar investimentos para receber shoppings, clubes, espaços de lazer, comércio, entre outras coisas. Similar aos investimentos que a Barra tem recebido, similares aos investimentos que o bairro já recebeu há anos. Eu acredito no potencial dessa região.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rafael, desde que vc postou a matéria sobre São Cristóvão, em 2009, nada aconteceu. Vc sabe se os projetos que vc citou ainda estão valendo? Vc poderia escrever para meu endereço me dando alguns contatos sobre onde arranjar informações atualizadas sobre o bairro? Meu endereço é edialapires@hotmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Os projetos se atrasaram graças ao próprio governo do Rio de Janeiro que tem atrasado nos investimentos que a região terá para a Copa do Mundo e Maracanã. Pelo jeito a novidade deverá ficar pronta apenas em 2013. Eu particularmente acho lamentável, porque é um bairro importante para a cidade em vários requisitos.

    ResponderExcluir
  6. VC VIU A NOTICIA NO JORNAL O DIA DE UMA VISITA DOS EMPRESÁRIO S DA LOJA MACYS NOP BRASIL NA SEMANA QUE VEM, E O INTERESSE DO VILLAGEMALL NESSA POSSIVEL LOJA.

    ResponderExcluir
  7. Eu não vi a noticia, mas parece muito interesse. Tu terias a noticia?

    ResponderExcluir
  8. Amigos, concordo com vocês quando falam da importância do histórico bairro de São Cristóvão. No entanto, é triste ver como foi abandonado e esquecido no tempo. Estive por lá hoje, 07 nov. 2011 e o que vi é lamentável. Lixo, lixo, lixo por toda parte, uma praça linda completamente abandonada e mendigos deitados pelas calçadas na rua Gen. Bruce, onde encontra-se o belo e não tão bem conservado Museu de Astronomia. Realmente lamentável! Espero que a revitalização seja real e não apenas um projeto para daqui a 20 anos ou uma simples obra de faxada. Vamos salvar São Cristóvão!!

    ResponderExcluir
  9. Reafirmo as palavras do leitor acima. Lamentável ver tamanho potencial descartado.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.