Maior Museu da América Latina é reinaugurado...


Museu Nacional do Rio de Janeiro é reinaugurado

http://odia.terra.com.br/portal/rio/fotos/09/09/27_quinta_280x195.jpg

Quando eu morava no Rio e sempre que o visito, quatro lugares são essenciais: Jardim Botânico, Pão de Açucar, Floresta da Tijuca e Quinta da Boa Vista.

E no coração da Quinta da Boa Vista, eu sempre admirei o Museu Nacional, o qual esteve em manutenção nestes últimos tempos. Um lugar que viveu reis, que vive uma das múmias mais admiradas do mundo (A múmia do Rio de Janeiro), além de um conjunto de relíquias únicas.

A missão da manutenção era em restaurar a fachada e as torres norte e sul do museu, voltando a ter a cor da época em que o palácio era a residência da Família Real. Para isso a arquiteta Paula Van Biene confirmou que foi feita uma longa pesquisa em documentos, pinturas e livros antigos para concluir qual seria a cor certa.

A nova inauguração aconteceu nesta quarta-feira e custou R$ 1,2 milhão. O palácio é localizado na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Porém o prédio ainda continua em manutenção, principalmente na parte que funciona a UFRJ.

Só para se ter idéia, o Museu Nacional, oficialmente, abriga o maior acervo científico da América Latina, com 20 milhões de itens, como fósseis de dinossauros, diversos tipos de animais e múmias egípcias, sem contar que foi neste edifício que se criou a primeira Constituição do Brasil.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 9 de Outubro de 2009

6 comentários:

  1. Então Rafael, o Museu Oscar Niemayer, localozado em Curitiba, não é mais o maior da América Latina?

    ResponderExcluir
  2. Eu falei "maior" em questão de acervo da América Latina e não em extensão.

    ResponderExcluir
  3. Logo o que tiver o "maior acervo" é "maior" também no sentido de "melhor"

    ResponderExcluir
  4. Estou perguntando, porque eu estava fazendo uma prova de concurso, e tinha essa afirmativa p dizer se era certa ou errada, afirmando da seguinte maneira: "O Museu Oscar Niemayer é um dos maiores museus da América Latina com mais de 20 mil m2."
    E no gabarito está errada a afirmativa....Eu pesquisei na net e tinha aparecido o ON como o maior, daí achei o seu blog....
    Nossa, escrevi uma carta rsrsrs...
    Espero que vc tenha me compreendido.

    Abçs,
    Regina

    ResponderExcluir
  5. Olá Regina. O Museu Oscar Niemeyer realmente é o maior em EXTENSÃO do Brasil. Inicialmente ele foi feito para ser um prédio governamental (1967), mas em 2002 ele foi transformado em Museu. Seu comprimento é de 16.650 m².



    Porém, um fato dos museus de Niemeyer são que todos os museus do arquiteto são verdadeiras obras de arte, mas o interior não há exposições tão belas ou fortes (Exceções). Fato contrário do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que é o museu com maior número de exposições de grande porte do Brasil, fato que uma das múmias do Museu Nacional é a única que teve membros enfaixados isoladamento, e esta múmia já apareceu em programas do Discorvery Channel.


    Só para comparar: O Museu Oscar Niemeyer contém 2 mil obras e peças, enquanto o Museu Nacional tem 20 milhões.


    E voltando a questão da questão do concurso, ela realmente está errada. Não pelo fato do Museu realmente ser o maior, mas pelo comprimento deste.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Rafael pela explicação.
    Regina :)

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.