Governo Estadual investiu apenas 20% da verba para a segurança no Rio


Governo Federal e Prefeitura garantiu mais de R$100 milhões para o combate a violência no Rio, enquanto o governo estadual investiu apenas 20% do básico

http://tribunalivreangra.zip.net/images/SergioCabral1.jpg

Em todas as unidades federativas do Brasil, o principal responsável contra a violência nas cidades é o governo estadual. No Rio, oficialmente, não é diferente. Mas vemos que o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, deve ter se esquecido disso.

Cerca de 80% dos recursos orçamentários que deveriam ser investidos no setor neste ano não foram utilizados até agora, ou seja, apenas 20% do dinheiro que deveria ser usado pelo Governo Estadual contra a violência, foram realmente investidos.

Já a área de Inteligência da Polícia do Rio ("Departamento" que ajuda a prever e evitar confrontos entre facções no estado) quase não recebeu nenhum investimento do Governador.

Uma das poucas áreas de investimento na polícia foi na manutenção de carros da polícia e a reposição de materiais de consumo, o qual apresentaram até uma boa execução orçamentária, onde receberam 70% de todo o dinheiro investido neste ano. Mas o trabalho de investigação e inteligência não recebeu quase nada do previsto até agora.

Enquanto isso, o governo federal, através do presidente Lula, prometeu disponibilizar 100 milhões de reais para equipar as forças de segurança do Rio de Janeiro, depois do ocorrido na semama passada. Porém, o governador Sérgio Cabral, confirmou ter o interesse de gastar parte deste dinheiro na compra de helicópteros mais modernos para a cidade do Rio.

Já o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou para o jornal O GLOBO que a segurança é o principal desafio da cidade nos preparativos para os Jogos e também para a Copa, que acontecerão no Rio, e investirá o que for preciso para tais fins.

O senador do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, disse que parte das armas utilizados pelos criminosos são roubados das Forças Armadas do Brasil. Para resolver tal questão, ele apresentará um projeto de lei para este combate, através da comunicação. O Senador também afirmou o interesse em urbanizar as favelas da cidade através do seu projeto "Cimento Social".

Este POST vem como principal preocupação em mostrar a população do Rio de Janeiro, o trabalho feito pelo Governador do Estado, Sérgio Cabral, e o pedido é para que a população pense duas vezes antes de votar em um candidato para 2010, porque como já foi dito anteriormente: "o principal responsável contra a violência nas cidades é o governo estadual".

Texto escrito e postado por Vanessa e Rafael Oliveira, 22 de Outubro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.